YouGov espera melhorar as técnicas de coleta diária de informações no Brasil, incluindo streaming e captação de dados ao vivo

Netflix, Disney+, Amazon Prime, podcasts. O consumo de mídia mudou e não é novidade que o mundo digital lidera preferências globalmente. Nos Estados Unidos, o streaming de vídeo (28%) e música (22%), podcasts (22%) e redes sociais (19%) concentram as taxas mais elevadas de crescimento previstas para este ano. Os dados são do Global Media Report 2022, organizado pela empresa britânica de pesquisas e data analytics YouGov em 17 países.

O estudo não inclui o Brasil, mas nem por isso a YouGov está distante das marcas e redes de agências atuantes no mercado nacional. “Continuamos crescendo, incorporando novos projetos em todo o mundo, inclusive na América Latina. Estamos otimistas com a tecnologia que trazemos para monitorar hábitos, incluindo streaming, e ajudando a transformar dados em negócios para nossos clientes”, comenta Scott Horowitz, chief revenue officer (CRO) da YouGov para as Américas.

Segundo o executivo, o Brasil tem o maior potencial da América Latina por sustentar um mercado de mídia que já sabe o valor das pesquisas para embasar estratégias de comunicação. “É uma oportunidade para consolidar novas ferramentas e soluções”, afirma Horowitz, ao lado de David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov para a América Latina.

“Permanecemos sempre no campo. Esse é o diferencial de um processo vivo e transparente”, compara Eastman. Com 37 escritórios em 30 países, a empresa monitora o que 17 milhões de pessoas ao redor do mundo pensam, confrontando percepções diárias com opiniões obtidas anteriormente. “Repetimos isso todos os dias, e todas as pessoas pesquisadas são recompensadas por tudo o que compartilham”, explica Eastman.

Scott Horowitz (à esquerda) ao lado de David Eastman (Crédito: Alê Oliveira)

Expansão
Horowitz participa de negociações globais para a contratação de um provedor de coworking, que será fundamental no plano de expansão da empresa, inclusive no Brasil. “Estamos no processo de contratar pessoas considerando o formato híbrido de trabalho, e não tenho dúvidas de que logo teremos também um escritório permanente em São Paulo”, acrescenta Eastman, que ainda cita o fortalecimento da parceria com a Nielsen a partir de novos recursos.

Clientes também chegam. A YouGov acaba de fechar acordo com uma empresa nacional de varejo online, e conversa com marcas dos setores de esporte e turismo globais que têm interesse no Brasil e América Latina. Uma delas é a National Basketball Association (NBA). O projeto já firmado busca traçar o perfil dos fãs da liga em 32 países, incluindo o Brasil.

Rapidez
O grupo internacional, que tem a sua origem nas pesquisas políticas, espera melhorar as técnicas de coleta diária de informações no Brasil, incluindo a captação de dados ao vivo, atualizações, acesso a ferramentas mais precisas e insights vindos das plataformas de streaming, tudo respeitando a privacidade dos respondentes.

A parceria com a YouGov ainda garante que as agências tenham mais agilidade ao lidar com situações de crise. “Em certos momentos, agências ainda agem reativamente. Dados chegam a todo momento e, muitas vezes, é preciso responder imediatamente para gerenciar determinados cenários. Conseguimos indicar caminhos para que os nossos clientes não percam a oportunidade de saber o que está acontecendo com a marca”, alerta Horowitz. A atuação busca respostas para os desafios de negócios das marcas com captação ágil e dados atualizados.