Homenagens também vão destacar o ícone Washington Olivetto, que ganhou o primeiro Leão de Ouro brasileiro

O Brasil será o primeiro país a receber o título de ‘País Criativo do Ano’ no Cannes Lions 2025, premiação inédita que reconhece o impacto de um país com a criatividade, valorizando seus talentos e sua cultura local.

Como parte da homenagem, o festival contará com uma programação especial dedicada ao Brasil, incluindo ativações por toda a cidade de Cannes, eventos de networking e exibições criativas. Além disso, brasileiros que adquirirem ingressos para o festival poderão presentear um colega que nunca tenha participado do evento com outro ingresso.

A cerimônia também contará com uma homenagem a Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, que faleceu em 2024. Olivetto foi responsável pelo primeiro Leão de Ouro conquistado pelo país e acumulou mais de 50 prêmios ao longo de sua carreira.

Simon Cook, CEO do Cannes Lions, destacou a importância do Brasil para o cenário criativo global: “O título de ‘País Criativo do Ano’ homenageia nações que demonstram um sucesso consistente no festival. O Brasil, há décadas, inspira o mundo com sua criatividade e inovação, consolidando sua posição como referência global.”

A homenagem ao Brasil será apoiada pelo Estadão, que celebra seus 150 anos de história e acumula quase 25 anos de parceria com o festival.

Brasil-sil-sil

Com 1.911 Leões conquistados ao longo da história desde 1971, quando o país conseguiu o seu primeiro, incluindo 20 Grand Prix — sendo o seu primeiro Grand Prix em 1993, com a campanha “The Guarana Diet” da DM9 para Guaraná Antarctica — o Brasil se mantém entre os países mais premiados do festival. Em 2024, recuperou a segunda posição no ranking global, posição que não alcançava há dez anos.

O país também tem presença expressiva no júri do evento. Desde 1954, 414 brasileiros atuaram como jurados e 15 presidiram júris. Neste ano, Ícaro Doria, da DM9, será o presidente do júri de Print & Publishing.

O reconhecimento histórico se dá pelos números expressivos de investimentos em publicidade no país. O Brasil se destaca como um dos mercados publicitários mais promissores do mundo. Em relatório do Cenp-Meios divulgado nesta terça-feira (25), o investimento publicitário no Brasil cresceu 12,17% em 2024, atingindo R$ 26,3 bilhões.

Marília Marton, secretária de cultura, economia criativa e indústria do Estado de São Paulo, destaca: “A criatividade é uma força fundamental para a inovação e a transformação, essencial para encontrar soluções, inspirar mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Como Washington Olivetto, uma figura proeminente da publicidade brasileira que conquistou mais de 50 Leões em sua carreira, uma vez disse: ‘Não há criatividade sem paixão.’ No Brasil, essa paixão é ainda mais poderosa, refletindo nossa diversidade cultural e a forma única como enfrentamos desafios.”

O Cannes Lions 2025 acontece entre os dias 16 e 20 de junho, na Riviera Francesa, reunindo os principais nomes da publicidade, inovação e entretenimento mundial.