BETC Havas lidera o ranking com seis peças, seguida pela Africa Creative e AKQA São Paulo, que têm cinco trabalhos classificados cada uma
Diminuiu o número de peças brasileiras classificadas para o shortlist deste ano no D&AD Awards, na comparação com 2022. No ano passado, foram 62 representantes, enquanto em 2023 são 45 finalistas. A BETC Havas lidera o ranking, com seis chances de ganhar Pencil, seguida pela Africa Creative e AKQA São Paulo, que conquistaram cinco posições cada.
A BETC Havas classificou as campanhas “Petra Milk” para Grupo Petrópolis e “Pride Nation”, para Corner Magazine, sendo esse último trabalho inscrito junto com Portugal. A Africa emplacou “Amazon Alive” para Natura; “Unbreakable Courts” para Ambev; “Spoon Fries” para Kraft Heinz. Já as peças finalistas da AKQA são: “Nike 50th - Serena vs Serena” e “The Real Airdrop”, criadas para Nike e Garena, respectivamente.
Também emplacaram campanhas no shortlist as agências locais David São Paulo (4); GUT (4); Droga5 São Paulo (4); FCB Brasil (3); VMLY&R (2); EnergyBBDO (2); AlmapBBDO (1) e Soko (1).
Foram 22 trabalhos inscritos só pelo Brasil, enquanto 23 inscrições foram feitas conjuntamente com outros países, como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Singapura.
Em 2022, o Brasil ficou entre os cinco países com maior número de classificados no shortlist. Mas, este ano, não chegou ao top 5, que ficou assim: Estados Unidos (233); Reino Unido (186); France (67); Austrália (38) e Canadá (38).
Neste ano, o D&AD recebeu 12.243 inscrições de 77 países, um recorde da última década. Desse total, 1.261 chegaram ao shortlist. Participaram do julgamento 342 profissionais, nos 41 júris do festival: Design, Advertising, Craft, Culture and Impact disciplines, including: Book Design, Branding, Commerce, Entertainment, Gaming & Virtual Worlds, Illustration, Media, Product Design, Type Design & Lettering, Writing for Advertising e Writing for Design.