Segundo a pesquisa, as buscas por produtos tiveram alta de 13% no primeiro semestre deste ano
62% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday deste ano e 70% deles tem alta probabilidade de, efetivamente, realizarem compras. Pelo menos é isso que aponta o novo estudo do Google para a data, apresentado nesta quarta-feira (11) durante um evento realizado na Cinemateca, em São Paulo.
Em níveis comparativos, 66% dos consumidores ouvidos em julho de 2023 haviam declarado que pretendiam comprar na Black Friday, mas apenas 54% efetivamente comprou e 40% comprou menos do que esperava.
Segundo os dados, o otimismo puxado pelo cenário macroeconômico positivo, desemprego e taxa de juros em queda, 67% dos entrevistados acreditam que suas capacidades financeiras para a realização de compras vão melhorar ou se igualar até o final do ano.
Além disso, o levantamento mostrou que 48% dos brasileiros afirmam que o maior benefício do período da Black Friday é conseguir comprar produtos de rotina por um preço mais baixo e 38% aproveitam a data para comprar produtos que poderiam se não fosse pelo desconto.
Já para 34% dos respondentes, a data é o melhor período para comprar antecipadamente o que já estavam planejando adquirir no futuro.
Em relação às buscas, o Google apontou que as consultas por categorias de produtos aumentaram em 13% no primeiro semestre de 2024, quando comparado com o mesmo período de 2023.
Quando analisadas as intenções de consumo por categorias, a pesquisa indicou que, apesar de os consumidores seguirem desejando as mesmas categorias que no ano passado – eletrônicos (76%), moda (59%), beleza e cuidado pessoal (44%) e produtos para casa (41%) –, o interesse do consumidor está para além do varejo, com 72% dos brasileiros afirmando que gostariam de aproveitar algum tipo de oferta de viagem; 56% gostariam de aproveitar ofertas de cursos e 43% gostariam de ter algum tipo de oferta de medicamentos sem prescrição, como suplementos e vitaminas.
“Temos acompanhado a crescente adoção da Black Friday por outras indústrias, que pegam carona no calendário para oferecer produtos e serviços em um momento em que o consumidor já está engajado nas compras. Em 2024, apostamos que esse movimento vai se consolidar", afirmou Gleidys Salvanha, diretora-geral de negócios para varejo e tecnologia do Google Brasil.
Para além dos preços
Apesar de ser uma data conhecida pelos descontos, a pesquisa apresentada pelo Google mostrou que as empresas terão de entregar mais do que bons preços para transformar as intenções em compras.
De acordo com o estudo, os atributos ligados à qualidade do produto e confiabilidade da loja, site ou aplicativo são as prioridades para os brasileiros, além do custo do frete. Além disso, o levantamento também mostrou que 69% dos brasileiros gostariam de ver parcerias entre marcas e lojas.
"Há uma oportunidade de trabalhar a experimentação: é possível lançar produtos durante a Black Friday, trabalhar fidelização ou estratégias para gerar carrinhos mais valiosos”, completou Gleidys.