Segundo o levantamento feito pela Shopee, a compra online é a escolha principal para 68% dos respondentes

Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelo varejo no primeiro semestre. Segundo uma análise realizada pela Shopee, os brasileiros pretendem gastar, em média, R$ 200 com o presente.

O levantamento também apontou que 27% dos respondentes afirmaram que já sabem o que irão comprar para presentear na data e, entre os itens preferidos na hora da escolha, estão as roupas e acessórios, com 41% das intenções de compra, itens de casa, cozinha e decoração, com 22%, e produtos eletrônicos e de saúde e beleza, com 16%.

Segundo a plataforma, para 61% dos respondentes o preço é o mais importante na hora da compra, seguido da facilidade de encontrar o produto (15%), ser o presente que a mãe realmente deseja ganhar (15%) e, por fim, ser um presente que surpreenda (6%).

“O preço é o fator que mais preocupa os brasileiros. Por isso, eles pesquisam e procuram ofertas que caibam no bolso, sem deixar de presentear suas mães. Também notamos que a experiência de compra precisa ser fácil para que o consumidor não esvazie seu carrinho sem levar nada”, analisou Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee.

A análise também apontou alguns hábitos dos brasileiros na hora de comprar durante datas comemorativas. Segundo os resultados, a compra online é a escolha principal para 68% dos respondentes que afirmam ter o costume de comprar pela internet, seja para escolher o presente e depois procurar a loja com a melhor oferta (52%) ou primeiro olhar a faixa de preço e depois pesquisar na internet (31%).

Em relação às ferramentas utilizadas pelos consumidores para pesquisar os melhores presentes e descontos, o levantamento mostrou que o Google continua sendo a plataforma mais utilizada por 48% dos respondentes, enquanto 38% compram em lojas recomendadas e 31% seguem a indicação de amigos, comprovando que o “boca a boca” ainda é uma boa publicidade. Para 25% dos entrevistados, o Instagram é a melhor rede social para procurar produtos e 11% confiam no Youtube.