Com campanha digital criada pela DM9, marca está apostando em influenciadores e parcerias para mostrar as funcionalidades do produto
A Brastemp anunciou o lançamento de quatro novas cores do seu frigobar Retrô. Agora, a marca está apostando em quatro tons pastéis — Green Jasper, Rose Quarts, Classic White e Blue Zircon e tem como objetivo atingir e se conectar com a geração Z.
Para a divulgação, a marca está apostando em uma campanha totalmente digital, assinada pela DM9, que tem como mote "Comece com uma Retrô" e traz influenciadores como Malu Borges, João Guilherme, Blogueirinha e Gabb para mostrar as formas em que o produto pode ser inserido no dia a dia dessa parcela da população.
"Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo de diferentes perfis de consumidores e as novas gerações são muito importantes para a marca porque eles já tem uma representatividade muito grande quando pensamos no nosso segmento. É uma geração que influencia muito a compra de eletrodomésticos e, com esse projeto, queremos estabelecer essas conversas e essas conexões através de um produto tradicional e icônico da marca, que é o frigobar Retrô", explicou Bertha Fernandes, Head de Marcas da Whirlpool.
A campanha foi dividida em duas fases, com a primeira mostrando como o produto pode ser inserido em diversos ambientes. Já a segunda conta com uma colaboração com o Pinterest, plataforma que tem ganhado cada vez mais relevância para os jovens, a partir de "moodboards". Com a parceria, a marca irá convidar os consumidores a cocriarem espaços a partir da Retrô.
Além dos influenciadores citados, Bertha Fernandes também afirmou que a marca irá se aliar com alguns nomes do universo dos games. "Sabemos que tem uma parcela dessa geração que passa muito tempo jogando e a Retrô pode entrar como uma aliada dessas pessoas também. Procuramos observar quais eram os territórios que nos aproximariam desse diálogo, mostrando o produto de uma forma funcional através de várias perspectivas. Tivemos a preocupação de ser bem plural", completou.
Já nos pontos de venda, Gabriel Barbieri, diretor de marketing da Whirlpool, explicou que o foco ficará no online — que é o canal mais forte para as vendas desse produto — e em lojas vitrine como a Fast Shop, por exemplo.
"Desde que lançamos a Retrô, a linha tem o objetivo de se conectar com os consumidores, trazer tendências, cores diferentes, além de novas texturas e materiais. Eu acho que o papel do Retrô é conectar com esses clientes que estão mais ligados a arquitetura, design e decoração. É uma linha que todo ano nós tentamos trazer alguma novidade justamente para manter essa conexão", afirmou Barbieri.
Sobre as novas cores, o executivo deu os créditos para o trabalho do time de design da marca, que tem a função de monitorar e acompanhar os rumos que o mercado está tomando a partir das mudanças dos gostos dos consumidores, e ressaltou que a linha funciona como um "desfile de moda" para a marca e que, quando bem sucedido, eles estudam levar os elementos para outros produtos.
Além disso, Barbieri também destacou as multifuncionalidades do produto, algo que está sendo destacado ao longo da campanha. "A gente tem alguns estudos que mostram que a Retrô é um item coringa, então as pessoas podem usar como frigobar mesmo ou como armário, um item de decoração. Essa multifuncionalidade faz com que essa seja uma linha que nós acreditamos e investimos. Ela é atemporal", completou.
O lançamento foi acompanhado de um evento no Edifício Martinelli, prédio tradicional do centro de São Paulo, que aconteceu na noite desta terça-feira (16) e contou com a curadoria da dupla Two Lost Kids, que foram responsáveis por criar três ambientes a partir das novas cores da Retrô.
O evento também contou com a presença de marcas parceiras de Brastemp, como Sephora, Simple Organic e Pinterest, que fizeram ativações ao longo da noite e que serão responsáveis pela divulgação.
A Sephora contou com um espaço de retoque de maquiagem e Bertha Fernandes explicou que algumas lojas da rede irão passar a contar com Retrôs. Já a Simple Organic foi inserida dentro dos frigobares.
"Quando a gente fala de gerações, nós fomos buscar entender como a Z tem se relacionado com esse produto e vimos que é uma parcela que é muito ligada ao skincare, por exemplo. Com isso, vimos o comportamento das pessoas que guardam os seus produtos de forma refrigerada por uma questão de conservação e a Retrô entra, inclusive, nessa função", concluiu Bertha Fernandes.