Plataforma usa modelos preditivos para apoiar decisões de investimento em marketing
A Brivia, operação do Brivia Group especializada em transformação digital, apresentou nesta quarta-feira (26), em São Paulo, o Orqstra, plataforma proprietária de inteligência artificial voltada a decisões de investimento em marketing. O lançamento marca a entrada do grupo no desenvolvimento de tecnologias próprias.
Desenvolvido ao longo de dois anos e treinado com dados reais, o Orqstra cruza múltiplas fontes de informação, projeta cenários e recomenda a melhor alocação de verba em tempo real. O histórico que sustenta a ferramenta inclui R$ 140 milhões em investimentos de mídia, 14 bilhões de impressões, 813 milhões de visualizações e 47 milhões de conversões.
“A Brivia sempre se posicionou como parceira estratégica das marcas. Agora, inauguramos uma fase em que unimos essa vocação a soluções proprietárias de IA”, afirma Marcio Coelho, CEO do Brivia Group. “O Orqstra maximiza cada real investido, elimina desperdícios e dá previsibilidade às decisões dos CMOs.”

O evento contou com palestra de Sérgio Valente, que destacou a integração entre criatividade, dados e tecnologia. “Quando você coloca a gestão do melhor criativo na melhor plataforma e com o melhor dado, comprovadamente você mostrando que este investimento vale a pena, você não tem apenas uma orquestra – você tem uma sinfônica”, disse.
A plataforma inclui um agente conversacional que permite solicitar análises de mídia via WhatsApp e o Creative Score, tecnologia que analisa peças e indica quais ativos têm maior probabilidade de performance. “A criação representa cerca de metade do potencial de melhoria de uma campanha”, afirma Claudio Oliveira, head de data science do Brivia Group.
O Orqstra também incorpora um modelo avançado de Marketing Mix Modeling, capaz de simular cenários e calcular impacto das variáveis ao longo do tempo. Para Roberto Ribas, sócio e CSO do grupo, “não se trata apenas de automatizar tarefas, mas de enxergar consequências antes que aconteçam”.
Imagem do topo: Divulgação