Em entrevista ao propmark, Mariana Santos fala sobre as estratégias da marca de estar atreladas aos grandes shows e festivais

Marca de cerveja que mais patrocina festivais musicais e grandes artistas, a Budweiser tem uma conexão de longa data com a música. “A história de Budweiser se mistura, mundialmente, com a história da música. Tanto que Budweiser estava presente no primeiro Lollapalooza, em 1991”, destaca Mariana Santos, diretora de marketing de Budweiser, que pertence à Ambev.

Apenas em 2024, Bud é patrocinadora de shows de astros mundiais como Paul McCartney, Lenny Kravitz, Mariah Carey e Bruno Mars, além do Tomorrowland Brasil e Lollapalooza. Nesta entrevista, a executiva fala sobre a estratégia.

Música
Budweiser é uma marca global conhecida por aproximar os fãs dos ídolos e já tem uma longa trajetória ao lado dos maiores eventos e das grandes estrelas da música mundial. É uma tradição: o público já espera ver Budweiser envolvida em momentos grandiosos, especialmente no campo musical. Para Bud, é uma oportunidade incrível de se conectar com os consumidores de uma maneira genuína, aprofundando o vínculo por meio de experiências inesquecíveis. Em 2024, estamos trabalhando a todo vapor para trazer ações icônicas e mostrar que grandes momentos acontecem com uma Bud na mão, apostando na aspiracionalidade que experiências de calibre internacional ajudam a construir.

Conexão
A história de Budweiser se mistura, mundialmente, com a história da música. Bud é conhecida por ser a marca por trás da música, uma especialista nesse assunto e em entretenimento de forma geral. Tanto que Budweiser estava presente no primeiro Lollapalooza, em 1991. Também encontramos diversas fotos de grandes artistas com uma Bud na mão em registros de bastidores no início de carreira. Budweiser é uma marca icônica e aspiracional, que valoriza a música como uma plataforma relevante, e, entre os motivos para isso, está a possibilidade de destacar a identidade global de Bud por meio da conexão com a música. Significa que conseguimos tanto trazer o melhor da música internacional para o Brasil, quanto levar o melhor do Brasil para o mundo, colocando os fãs na rota dos melhores eventos junto aos seus ídolos. Desde que a marca chegou no país, já apoiou a realização de diversas turnês internacionais no Brasil, além de patrocinar o Lollapalooza BR desde 2018. Neste ano, a plataforma cresce com uma parceria com a 30e e o patrocínio da edição brasileira do Tomorrowland pela primeira vez. Para completar, também há uma atuação em festivais nacionais e eventos regionais, como o Planeta Atlântida (RS), o Coolritiba (PR) e o Zepelim (CE).

Mariana Santos, diretora de marketing da Budweiser (Divulgação)

Marketing
Budweiser é uma das marcas de cerveja mais reconhecidas do mundo e é sinônimo de estratégias de marketing inovadoras que impactam o público globalmente. Começando por sua forte identidade de marca, Budweiser tem lançado ações que criam forte conexão com os fãs de música e de cerveja, onde eles quiserem: nos grandes festivais in loco (no Brasil e no mundo), nas transmissões, nas redes sociais e até mesmo nos realities, com o Palco Budweiser no novo ‘Estrela da Casa’, da Globo. E tudo segue um único objetivo: sempre aproximar os fãs dos seus ídolos. As campanhas de mídias sociais, por exemplo, vêm sendo bem-sucedidas iniciando conversas e gerando buzz. Em 2024, já colocamos no ar campanhas como a Bud Tour – ‘Você não precisa ser artista para viver como um!’ –, em que levamos fãs para viverem como celebridades, experimentando situações VIP em locais onde foram curtir os maiores eventos de música pelo mundo – uma ação global lançada primeiro no Brasil. E fizemos uma edição histórica no Lollapalooza Brasil, em que apresentamos o conceito de que ‘Todo mundo merece uma Bud no Lolla!’, inclusive para quem tivesse interesse em brindar com uma cerveja sem álcool. Nesse caso, distribuímos Bud Zero gratuitamente para quem quisesse ‘moderar’ para seguir firme até o último show.

Leia a entrevista completa no propmark de 30 de setembro de 2024