Novidades contam com diferentes parcerias e serão implementadas nos próximos meses
A Cacau Show apresentou o conceito do novo modelo de loja inteligente, o "Shop AI Cacau Show Lab - Powered by Gouvêa Ecosystem", durante o Latam Retail Show 2024, entre os dias 17 e 19 de setembro, em São Paulo. A loja, desenvolvida em parceria com a Gouvêa Ecosystem, combina tecnologia e inteligência artificial para criar diferentes experiências imersivas aos clientes. A novidade ainda conta com a parceria de Seidor, Jacarandá, Sellbie, StreamShop, Before, Mão Colorida, The Led, Fulcrum Digital, Solvis e Flowix.
O projeto da loja foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura e design Estúdio Jacarandá e buscou trazer as novidades tecnológicas e ao mesmo tempo manter a essência da Cacau Show. "O direcionamento do projeto foi o de manter os produtos em destaque e respeitar o conceito Cacau Show com o tom de voz da marca e branding, mas trazer alguns pontos de contribuição com a experiência tecnológica. Fizemos uma adaptação e integração da identidade visual para um ambiente novo", explica Renato Diniz, sócio e diretor criativo do Estúdio Jacarandá.
As novidades serão implementadas nos próximos meses em lojas da Cacau Show e serão levadas em consideração as necessidades de cada loja específica. "Esse projeto tecnológico pode crescer ou reduzir dependendo do momento, porque é possível customizar", diz Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting.
Um dos destaques é um avatar 3D interativo de Alê Costa, CEO da Cacau Show, que recepcionará os clientes e apresentará a história da marca. Desenvolvido em parceria com a Fulcrum, o avatar também poderá interagir com os visitantes e responder questões sobre as tecnologias disponíveis no espaço.
A loja contará com 17 telas de LED interativas que exibirão conteúdos institucionais da marca. O projeto conta com a parceria da The Led. Além disso, um sistema de curadoria robótica auxiliará os consumidores a descobrirem novos produtos por meio de perguntas personalizadas.
A loja também foi projetada para ser omnichannel, que permite uma gestão unificada de vendas, estoque e clientes, tanto no ambiente físico quanto no online, garantindo uma operação mais eficiente e conectada. Uma das novidades também conta com um sistema de análise de fluxo de clientes, que utiliza câmeras e inteligência artificial para monitorar o comportamento dos visitantes, sendo capaz de identificar o perfil dos consumidores, como gênero, idade, humor, além de dados como tempo de permanência e áreas de maior interesse dentro da loja. Essas informações serão utilizadas para aperfeiçoar as estratégias de atendimento e fidelização de clientes.