Instagram (5,9%), linkedIn (5,8%) e Reddit (5,7%) puxam as quedas nos Estados Unidos em 2022, de acordo com o Digital Trust Benchmark

As pessoas estão perdendo a confiança de que as grandes plataformas sociais são espaços capazes de protegerem as suas informações e oferecerem ambientes seguros para a criação e a interação com os conteúdos. As redes Instagram (5,9%), linkedIn (5,8%) e Reddit (5,7%) puxam a redução em confiança em 2022, em comparação com os números do Digital Trust Benchmark de 2021, realizado pelo eMarketer.  

O estudo analisou as redes Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Reddit, Snapchat, TikTok, Twitter e YouTube, a partir de cinco critérios: privacidade, comunidade, legitimidade, relevância de anúncios, experiência dos anúncios. Privacidade e relevância de anúncios estão entre os que apresentam maior declínio na percepção dos usuários.  

O levantamento retrata também a queda de confiança contínua dos usuários quando questionados sobre proteção de privacidade e de dados. Desde 2020, todas as nove redes apresentam declínio.

O LinkedIn, por exemplo, que liderava o índice com 50% de confiança em 2020, registrou 31% agora. Apesar de manter a posição, caiu 19 pontos percentuais.  O Facebook é a plataforma com a pior avaliação, apenas 18% dos entrevistados confiam na rede social da Meta.

Os autores do estudo sugerem que as empresas comecem a agir imediatamente para recuperar a confiança, o que também irá ajudar na hora de obter recursos do mercado anunciante, especialmente diante de um cenário econômico desafiador. E recomendam que os profissionais de marketing priorizem canais que investem na construção de confiança com os usuários.