Banco leva os ‘Poupançudos’ para o Roblox em projeto voltado à educação financeira infantil
A Caixa entrou oficialmente no mundo dos games com o lançamento do ‘Universo Caixa’ no Roblox, um dos jogos mais populares entre o público infanto-juvenil. A iniciativa, desenvolvida pela Deponto, tem como objetivo ensinar educação financeira para crianças.
No jogo, os participantes podem investir ‘Caixa Coins’ na ‘Agência da Caixa’ para desbloquear acessórios e boosts que melhoram seu desempenho nos desafios. A dinâmica foi estruturada para equilibrar gamificação e aprendizado.
Os ‘Poupançudos’, personagens criados há 18 anos e recentemente atualizados pela Deponto com versões mais modernas e diversas, são os guias das aventuras dentro do ‘Universo Caixa’.
“A criação desse espaço virtual exigiu um profundo entendimento do comportamento dos gamers na plataforma, além da adaptação da identidade dos ‘Poupançudos’ para esse ambiente digital”, explica Daniel Pignaton Azevedo, CEO da Deponto.

Segundo ele, um dos maiores desafios foi estruturar a mecânica de recompensas com a moeda ‘Caixa Coins’. “Entrar no universo dos jogos nos permite não apenas engajar usuários, mas também criar ações que, ao longo do tempo, conectam o ambiente virtual com impactos no mundo real”, conclui.