Criada pelo Post em Branco, 'Imagine um(a) CEO' joga luz sobre a falta de CEOs negros nas principais empresas listadas na B3

No Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o Post em Branco lançou a 'Imagine um(a) CEO', campanha cujo foco é o impacto do racismo estrutural na saúde mental dos profissionais negros no mercado de trabalho.

A campanha aponta a ausência de CEOs negros(as) nas 423 empresas listadas na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, até 2022. No LinkedIn, apesar de haver 210 mil perfis com 'CEO' no cargo, os 10 CEOs mais influentes, segundo a Veja, são todos homens brancos.

De acordo com Daniel Portuga, fundador do Post em Branco, esse cenário não apenas demonstra a falta de oportunidades para profissionais negros na base, mas também agrava a ansiedade e outros problemas de saúde mental, como a manifestação de doenças psicossomáticas e a síndrome do impostor, decorrentes da exclusão e do preconceito.

A campanha intriga as pessoas a imaginarem um(a) CEO de um banco, de uma holding de empresas ou uma empresa de tecnologia, tendo como resposta a possibilidade do mesmo não ter pensado em um profissional negro ou negra, com o objetivo de expor o racismo estrutural.

“Eu, como mulher, preta, mãe e periférica tenho poder de fala e vivêncio em meu cotidiano situações de racismo estrutural, e o quanto isso traz impacto econômico e psicológico para nós. A campanha ‘Imagine um(a) CEO’ traz muitos questionamentos e a mensuração do tamanho do abismo que estamos em relação a outras raças enquanto pretos. Essa ação é uma forma de mostrar e conscientizar a sociedade de forma real, sem envelopamento de marketing da realidade que vivemos.” Destaca Thais Regina, colaboradora do Post em Branco.

"Eu, como mulher, preta, mãe e periférica tenho poder de fala e vivêncio em meu cotidiano situações de racismo estrutural, e o quanto isso traz impacto econômico e psicológico para nós.", disse Thais Regina, colaboradora do Post em Branco. “A campanha ‘Imagine um(a) CEO’ traz muitos questionamentos e a mensuração do tamanho do abismo que estamos em relação a outras raças enquanto pretos. Essa ação é uma forma de mostrar e conscientizar a sociedade de forma real, sem envelopamento de marketing da realidade que vivemos”, completou.

Estudos da Universidade Harvard apontam que em setores como a medicina, a taxa de burnout entre profissionais negros(as) é de 30%, comparada a 18% entre os brancos.

Na campanha foram utilizadas imagens geradas por inteligência artificial, ressaltando o viés tecnológico e a falta de representatividade negra brasileira nesse campo.

“A mudança começa com atitudes e uma educacão antirracista, ações afirmativas das empresas e o compromisso, e dever, de todos da sociedade para criar um futuro mais igualitário e com menos ansiedade", disse Portuga.

A ação ocorrerá entre o dia 20 e 25 de janeiro, e ficará disponível no feed e highlight do perfil @post.branco no Instagram.