Intitulada Doce Veneno, a campanha convida a população a tomar parte da luta por políticas públicas em prol da melhoria da qualidade de vida

A ACT - Promoção da Saúde, em parceria com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, lançou uma campanha para alertar a quantidade de açúcar ingerida em um único dia por uma pessoa que tem o hábito de consumir bebidas açucaradas nas refeições.

Intitulado Doce Veneno, o vídeo faz um alerta sobre os danos à saúde que podem ser causados pelo consumo do açúcar, como obesidade, diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.

Com inserções em mídias digitais, canais de TV por assinatura, rádios e painéis localizados em pontos estratégicos das principais cidades do país, a campanha vai convidar a sociedade a tomar parte da luta por políticas públicas em prol da melhoria da qualidade de vida da população.

No topo das propostas, as empresas estão pedindo a adoção de impostos diferenciados para ajudar a amenizar o impacto dos gastos no cuidado de doenças causadas pelo consumo de refrigerantes, sucos de caixa etc, e sugerem o fim do subsídio de R$ 3,8 bilhões concedido, por ano, a fabricantes de refrigerante.

A campanha também pede que os fabricantes respeitem a lei que entra em vigor em outubro deste ano e que determina que as embalagens dos produtos destaquem as advertências em relação a quantidade de açúcar, sódio ou gorduras saturadas.

Além disso, as entidades sugerem duas medidas: a proibição da publicidade de alimentos destinados ao público infantil e da venda de ultraprocessados nas escolas.