Com investimento de R$ 74 milhões, ação da Tech & Soul combina filme, experiência física e IA

Ao misturar funk e música clássica, com uma releitura da ‘Sinfonia n° 13’ de Mozart, a ClickBus lança sua campanha nacional para incentivar a compra digital de passagens rodoviárias. O investimento de R$ 74 milhões marca a maior iniciativa de marketing da história da companhia e une filme, experiência física e uso de inteligência artificial.

Assinada pela Tech & Soul, a comunicação provoca o público com o jingle: “Se dá pra comprar direto no app, por que ainda vão na rodoviária?”. A campanha estreou nesta segunda-feira (10) em TV aberta e canais digitais.

A iniciativa também marca a inauguração do Espaço ClickBus, pop-up store instalada no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. Com investimento adicional de R$ 2 milhões, o ambiente de 109 m² funcionará entre 13 de novembro de 2025 e fevereiro de 2026, com atividades interativas, shows e área instagramável.

Segundo dados da ANTT, da Similarweb, do Google e da própria empresa, 60% dos passageiros ainda compram passagens nas rodoviárias. O novo espaço busca aproximar esse público do digital, oferecendo experiências como roleta de prêmios, ativações com influenciadores e sorteios que somam R$ 500 mil em prêmios, incluindo celulares e vouchers de até R$ 700.

“A ClickBus nasceu digital e agora amplia sua presença no físico — não por conveniência, mas por estratégia. O Espaço ClickBus é o ponto de encontro entre dados, comportamento e experiência real”, afirma Michelle Xavier, diretora de marketing e growth da companhia.

Os R$ 74 milhões em mídia são otimizados por modelos preditivos de IA da Uncover, plataforma brasileira de automação de dados e mensuração via marketing mix modeling. Somente em 2025, a ClickBus aplicou R$ 15 milhões em IA para aprimorar seu ecossistema de tecnologia, incluindo um assistente de viagem conversacional no aplicativo.

A empresa também utiliza soluções de CDP e CRM Insider, que permitem personalizar comunicações e ofertas com base em comportamento e histórico de compras.

Imagem do topo: Divulgação