Desenvolvida pela FCB Nova York, ‘Tree correspondents’ aborda as mudanças climáticas a partir da perspectiva das florestas
A Hyundai Motor Company ampliou sua campanha global ‘Tree correspondents’ com o uso de inteligência artificial e dados ambientais para transformar árvores em narradoras de histórias sobre a crise climática. Criada pela FCB Nova York, a iniciativa propõe uma reflexão sobre conservação florestal por meio de relatos em primeira pessoa de três árvores localizadas na República Tcheca, Brasil e Coreia do Sul.
O projeto integra o IONIQ Forest, programa global da montadora voltado à preservação da biodiversidade e ao plantio de árvores como forma de combater os efeitos das mudanças climáticas. As narrativas foram construídas com base em dados captados em tempo real, estudos científicos e registros históricos, combinados com o uso de IA generativa desenvolvida pela Uncharted Limbo Collective.
A tecnologia empregada reúne sensores ambientais, inteligência climática da The Weather Company e um sistema de processamento com modelos de linguagem de larga escala (LLMs). Técnicas como recuperação aumentada (RAG) e chain-of-thought prompting foram utilizadas para identificar padrões e compor o tom de voz de cada árvore.
A campanha já vinha sendo desenvolvida desde março, quando foi ativada no Dia Internacional das Florestas. No Cannes Lions 2025, o case foi premiado com dois Ouros e um Prata na categoria Digital Craft.
Além dos filmes, a ação inclui artigos opinativos ‘assinados’ pelas árvores, escritos em parceria com cientistas de dados, especialistas ambientais e jornalistas, com publicação prevista em veículos como The Economist e National Geographic.
(Crédito da foto: Reprodução/YouTube: @HyundaiWorldwide)