AlmapBBDO concorreu ao Melhores do Ano do propmark com “Abrigo amigo” e “Como nossos pais” ; Galeria disputou com filme de Mion para Itaú

Os três cases que concorreram na categoria Campanha dos Melhores do Ano do propmark trazem em comum a inovação e o elemento surpresa, característicos de toda comunicação que gera resultados, vira conversa e chama a atenção das pessoas.

Para lançar a ação “Abrigo amigo”, a AlmapBBDO se uniu à Eletromidia, uma das maiores empresas de mídia out-of-home no Brasil. Premiado com um Leão de Ouro no Cannes Lions deste ano, o projeto ganhou força e passou a ter 100 pontos distribuídos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

A viabilização ocorre em parceria com marcas como Santander, Vivo, Bradesco Seguros, Sempre Livre, Diageo e Anhanguera, além do apoio da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.

Com o objetivo de minimizar a sensação de insegurança das pessoas, principalmente mulheres, que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas, as telas publicitárias digitais foram adaptadas para a realização de chamadas de vídeo durante a noite. Conectados à internet, com microfones e câmeras noturnas, estes equipamentos podem ser acionados entre 20h e 5h da manhã e conectam quem aguarda no ponto diretamente com a central de atendimento da empresa, oferecendo companhia até a chegada de seu ônibus. Ao longo do dia, as telas funcionam normalmente como espaço de anúncios.

“Abrigo amigo”, da AlmapBBDO para Eletromidia, ganhou força e passou a ter 100 pontos distribuídos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas

“Ficamos muito felizes ao receber a indicação da Eletromidia na categoria Campanha no prêmio Melhores do ano do propmark. O reconhecimento do projeto ‘Abrigo amigo’ é um reflexo do nosso compromisso em transformar as cidades levando soluções inovadoras que combinam tecnologia e criatividade. Estamos orgulhosos com as premiações que estamos recebendo, mas ainda mais com o projeto ganhando as ruas e impactando positivamente a vida de milhares de mulheres que aguardam a chegada de seus ônibus à noite sozinhas”, disse Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.

A primeira etapa do plano contemplou a entrega de dez abrigos na cidade de São Paulo, em operação teste. Na sequência, Rio de Janeiro e Campinas também receberam seus primeiros abrigos. O restante das instalações vem sendo feito de forma escalonada, visando a obtenção de informações in loco com relação às demandas pelas chamadas e conferência do público estimado, entre outros fatores. A expansão do projeto-piloto, realizado em abril na cidade de Campinas, para esta nova fase, contou com o empenho da iniciativa privada e o apoio do poder público.

O comercial “Pra chegar lá” surpreendeu ao trazer o astro internacional Sylvester Stallone junto com Marcos Mion, em criação da Galeria.ag para Itaú Uniclass

Para a dupla de diretores-executivos de criação da AlmapBBDO, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, “o ‘Abrigo amigo’ é uma rara oportunidade de alinhar objetivos comerciais a propósito. Ao mesmo tempo em que a Eletromidia mostra ao mercado o quão tecnológicos podem ser os seus anúncios, ela também está prestando um serviço fundamental para a sociedade, se colocando ao lado das mulheres em um momento de dificuldade”.

“Estou muito feliz de ter duas campanhas entre os Melhores do ano do propmark. Isso reflete o trabalho de muita gente talentosa, corajosa e apaixonada dentro da Almap e dos nossos clientes”, diz Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO, referindo-se também à campanha “Como nossos pais”, dos 70 anos da Volkswagen.

Em julho, um carro ícone entre os brasileiros, a Kombi, trouxe de volta, depois de quatro décadas, com recursos de inteligência artificial, a voz e a imagem de Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, num dueto com sua filha, Maria Rita. Ao som de ‘Como nossos pais’, um sucesso dos anos 1970 de Belchior, compositor famoso na época, o filme inicia com Maria Rita ao volante do ID.Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, a mãe, Elis Regina, segue dirigindo a Kombi clássica. Ao cantarem juntas, elas mostram que ‘o novo sempre vem’. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, encerrando com a mensagem ‘Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração’.

A campanha “Como nossos pais”, da AlmapBBDO para Volkswagen, uniu Maria Rita e a mãe Elis Regina, em um dueto por meio de IA

Um dos comerciais mais comentados no ano pelos brasileiros, houve muita polêmica sobre a recriação da imagem da cantora, falecida em 1982, embora a família tenha autorizado a produção. O assunto acabou no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), que decidiu arquivar o processo.

Criado pela AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcidio Caldeira, o filme contou com inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial da Elis Regina, diferentemente do que é feito em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos. Agência e produtora se uniram à Flow Effects, empresa de pós-produção especializada em efeitos especiais. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens da cantora, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.

Leia a matéria na íntegra na edição de 20 de novembro de 2023