Data se transforma em oportunidade para empresas dispostas a derrubar tabus e promover experiências capazes de gerar conexão

O mercado de bem-estar movimenta US$ 49 bilhões no mundo, segundo dados do Global Wellness Institute (GWI). E o cuidado sexual não escapa desse montante, que tem o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, como propulsor para ações capazes de instigar o consumo.

Mais que um dia para flores ou jantares românticos, a data espelha a relação das pessoas com o prazer, o autocuidado e a intimidade. De acordo com pesquisa da Globo em parceria com a PiniOn, 60% dos brasileiros consideram a comemoração tão importante quanto aniversários de namoro ou casamento. Como aproveitar essa demanda?

Bianca Dramali, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM, explica que em um mundo ansioso e não linear o produto já não é o centro da conversa, pois o que está em jogo agora é a experiência, o significado, a identificação.

“Isso faz com que a saúde mental venha a ser comprometida e busquemos realmente esse bem-estar em tudo o que a gente faz. E não seria diferente com a questão dos produtos ligados ao bem-estar sexual. Eu acho que tem também uma questão de melhor relacionamento com esse tema, por assim dizer, de quebras cada vez maiores de tabu”, esclarece.

Para a especialista, “toda marca será uma marca de bem-estar e todo setor que falar sobre um autocuidado, um olhar para si, um autoconhecimento, terá provavelmente algum aumento na demanda”.

Movimentação
Engana-se quem pensa que os casais são o único público-alvo da celebração. Os aplicativos de relacionamento também esquentam o clima. O uso da plataforma aumenta às vésperas do Dia dos Namorados. Um novo discurso surge em meio aos relacionamento. Dados do relatório ‘Year in swipe’ de 2024 mostram que os solteiros adotam o recurso ‘Explorar’ para expor exatamente o que querem.

Os novos blocos incluem as categorias ‘Relacionamento não monogâmico’, ‘Namoro sério’, ‘Algo divertido’ e ‘Crush para o dia’. O usuário tem a liberdade de mostrar as suas intenções sem ressalvas.

Leia a matéria na íntegra na edição do propmark de 02 de junho de 2025