Fabio Gonçalves é responsável pela área internacional da agência que tem braço no país

Nesta quinta-feira (11), o Allegiant Stadium, em Las Vegas, recebe para a decisão do campeonato norte-americano de futebol, em partida única, os times San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs.

Com o preço mais em conta do ingresso na casa dos R$ 40 mil, fora hotelaria, transporte aéreo, logística local,  alimentação e indulgências, talvez a melhor opção é assistir pela Rede TV!, que transmite a partir das 20h30 o embate entre as franquias com patrocínio do Itaú, Aiwa, KFC, New Era, Perdigão, Mycon e Pizza Hut.

Além do valor do tíquete de entrada, a publicidade exige desembolso de peso: cada comercial de 30 segundos na CBS, que detém os direitos globais do evento, é superior a US$ 7 milhões. De olho nos cerca de 400 milhões de interessados na partida, marcas automobilísticas como Kia, Volkswagen e BMW não se importam de investir na veiculação dos seus conteúdos comerciais para essa audiência. Lindt, AB Inbev e M&Ms também na relação.

E tem brasileiro marcando presença na 58ª edição do Super Bowl. O propmark ouviu um deles: Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da agência canadense da Viral Nation Talent, que estará na final com clientes como TacticalGramma, State Farm e The Real Tati. Eles estarão no digital com influencers, games e ativações. Confira sua entrevista:

Fabio Gonçalves e a influenciadora Fernanda Silveira (Divulgação)

Viral Nation Talent
“É o lar dos principais criadores de conteúdo do mundo, representando e promovendo as principais estrelas das redes sociais em todas as plataformas digitais. Criamos parcerias significativas e campanhas de mídia que agregam valor sólido a nossos talentos e marcas. Conhecidos por tornar oportunidades em realidade, representamos um elenco diversificado e premiado com mais de 900 criadores de conteúdo em mais de 35 categorias em todas as plataformas.”

Super Bowl
“Quando se trata de um dos maiores eventos nos Estados Unidos para marcas, o Super Bowl, a Viral Nation garante que parcerias mais significativas para nossos talentos, impulsionando o maior engajamento e conscientização.

Conexão
“É crucial para nós, como uma agência de talentos, estar ciente de todas as oportunidades em torno de eventos importantes, como o Super Bowl, para que nossos talentos possam participar e se envolver. Garantimos posicionar nossos talentos da melhor maneira possível para o crescimento de suas marcas e carreiras. Uma de nossas talentosas gamers, TacticalGramma, estará presente e envolvida na icônica Leigh Steinberg Super Bowl Party. Frequentemente, um evento repleto de estrelas onde a convidaram para hospedar seu próprio espaço no evento. O espaço será equipado com todas as necessidades de jogos para permitir que ela dispute contra alguns astros da NFL e ver se eles podem competir com suas habilidades profissionais de gaming.”

Jogos
“Por que ter uma área de jogos em uma festa do Super Bowl? Anteriormente, alguns astros da NFL discutiram que jogar videogame com seus companheiros de equipe aumentou suas habilidades de trabalho em equipe. Isso inspirou a ideia de incluir um nome conhecido no espaço de jogos, TacticalGramma, neste evento. Um influenciador de jogos pode não ser o influenciador tradicional ou aquele que viria à mente primeiro ao pensar no Super Bowl. Estamos vendo mais influenciadores em categorias de nicho sendo envolvidos em campanhas de marcas, eventos ou ativações para ajudar a atingir públicos mais amplos.”

Motivação
“Quatro motivos que explicam a rara presença de influenciadores em comerciais do Super Bowl”:

Custo e Retorno de Investimento (ROI): Os comerciais do Super Bowl são conhecidos por seus altos custos de produção e veiculação. Muitas marcas priorizam investir em campanhas tradicionais durante esse evento devido à sua visibilidade massiva. Influenciadores, por outro lado, podem oferecer um ROI mais mensurável em campanhas mais direcionadas e com custos relativamente menores. Vale ressaltar também que, como o Super Bowl é um evento tradicional onde pessoas se reúnem em bares, restaurantes, cinemas, casas de amigos, entre outros, para assistir o jogo, os consumidores não ficam tanto nas redes sociais, por exemplo, onde esses creators são mais conhecidos. O foco não é no digital naquele momento porque a partida e os comerciais, por consequência, vão estar sendo transmitidos na TV aberta. Sendo assim, o retorno de usar alguém conhecido de uma mídia digital vai ser menor, na maioria das vezes, do que utilizar uma celebridade amplamente conhecida por todos os públicos. Por outro lado, no Brasil, o mercado de influenciadores se destaca ainda mais, especialmente considerando que o Super Bowl ganhou notoriedade nos últimos anos, crescendo junto com a mídia não tradicional e alcançando um público mais jovem, que está fortemente presente no meio digita;

Natureza da audiência: O Super Bowl tem uma audiência diversificada e massiva, composta por pessoas de diferentes faixas etárias e interesses. Para algumas marcas, a estratégia de influência pode ser mais eficaz ao se concentrar em segmentos específicos de público-alvo, proporcionando uma conexão mais direta e personalizada. Ainda conversando um pouco com o primeiro motivo, a audiência foi acostumada a transformar o Super Bowl em um evento. As pessoas fazem daquilo um evento social e isso acaba fazendo com que a audiência seja muito mais impactada pela mídia tradicional do que pela digital;

Estratégias tradicionais consolidadas: Muitas marcas continuam a confiar em estratégias tradicionais de publicidade durante o Super Bowl devido à sua eficácia comprovada ao longo dos anos. A inclusão de influenciadores pode ser percebida como uma abordagem mais recente e arriscada, levando a uma relutância em mudar uma fórmula que tem se mostrado bem-sucedida. Pelo fato da abordagem dos influenciadores ser mais e atualizada, a menor parte do budget do evento vão para pequenas ativações ao redor e não no ponto central do produto;

Planejamento de campanhas antecipadas: Os comerciais do Super Bowl exigem um planejamento extensivo e antecipado. Muitas vezes, as marcas começam a planejar suas campanhas com meses de antecedência. A dinâmica do marketing de influência, que muitas vezes responde a tendências em tempo real, pode não se alinhar perfeitamente com os prazos rígidos associados ao Super Bowl, o que pode limitar a participação dos influenciadores nesse contexto específico. O mercado de influenciadores nesse sentido é bem mais dinâmico, onde uma pessoa que é tendência hoje pode não ser mais amanhã. Os produtores podem até planejar a campanha, mas a escolha do criador de conteúdo correto fica para última hora, por conta da volatilidade desse mercado. Celebridades amplamente conhecidas são atemporais e por isso é de mais fácil escolha para ser o rosto de um produto como esse. No Brasil, por exemplo, o que acontece bastante é o pessoal usar influenciadores consolidados para não correr esse risco. Como no Brasil o evento é um fenômeno mais recente, eles usam as figuras relevantes do mundo digital, porque é mais barato, mensurável e fácil de identificação do público-alvo."

Clientes da Viral Nation
“Além de Tactical Gramma, outros talentos da VN também estão trabalhando em campanhas do Super Bowl, tais como TheRealTati, State Farm e Steph Pena. Recentemente, outros influenciadores gigantes assinaram com a empresa, são eles: Javi Luna, Robby Cole, Drew Talbert, Gabe Dannenbring.”

Brasil
Também possuímos um forte departamento cuidando de nomes como Julio Cocielo, Letícia Gomes, Dapariz, Maria Venture, Sam Bechara e Emerson Damas, entre outros.