A categoria Titanium Lion, encorajada pelo criativo em 2003, passa a ter o nome Dan Wieden Titanium Lion

O Festival de Cannes renomeou um dos seus prêmios, o Titanium Lion, para Dan Wieden Titanium Lion em homenagem ao publicitário e co-fundador da Wieden+Kennedy, que faleceu no dia 30 de setembro.

A categoria nasceu por conta de Wieden e tem como objetivo premiar o trabalho provocativo, inovador e inspirador no festival.

"É por causa de Dan que pedimos ao júri para premiar o trabalho que faz com que a indústria pare e reconsidere o caminho a seguir ano após ano. O Dan Wieden Titanium Lions honrará para sempre seu legado e servirá como um símbolo para a excelência criativa de mudança de jogo para as próximas gerações", afirmou Simon Cook, CEO do festival.

Em 2003, a campanha "The Hire", da BMW, foi reconhecida pelos júris de Cannes como um excelente trabalho, mas não se encaixava nas categorias da época e, por isso, levou apenas um Leão. A partir disso, Dan Wieden encorajou o festival a criar a categoria Titanium, com o objetivo de reconhecer trabalhos de uma nova geração.

"Dan Wieden moldou o Cannes Lions de muitas maneiras, mas a criação do Titanium Lions é a mais dramática e mais adequada para um visionário. Que este prêmio reflita para sempre sua paixão, compromisso e genialidade criativa ao levar seu nome, espero, será um memorial adequado de nossa indústria para um de seus maiores talentos", afirmou Philip Tomas, presidente da premiação.

Dan Wieden atuou como Presidente do Júri do Cannes Lions duas vezes e, ao todo, foi premiado com 396 Leões. Em 2012, o criativo foi homenageado como o Leão de São Marcos com o Cannes Lions, que o reconheceu como alguém cuja "integridade e brilho inspiraram uma geração e ganharam respeito mundial".