Encontro acontece de 24 a 25 de junho e reúne líderes de marcas, agências, mídia e right holders

O Festival de Criatividade Cannes Lions, que será realizado de 22 a 26 de junho de 2026, anunciou nesta terça-feira (2) o lançamento de um fórum voltado ao impacto comercial e cultural da criatividade no setor esportivo. O Lions Sport ocorrerá nos dias 24 e 25, reunindo executivos de marcas, agências, mídia e detentores de direitos para discutir temas estratégicos do segmento.

Simon Cook, CEO do festival, que esteve no Brasil em novembro, afirmou: “O esporte é a língua mais universal do mundo. Ele cria momentos compartilhados e sem fronteiras que nenhum outro meio iguala. Embora entendamos sua escala, a real oportunidade agora está em como a criatividade pode transformar essa escala em significado, valor e crescimento.”

Simon Cook, CEO do Cannes Lions, em evento na FAAP (SP) | Imagem: Alê Oliveira

Ele completa: “É claro que o novo campo de jogo mudou do alcance para a relevância, de audiência para comunidade e de compra de mídia para momentos culturais. Em um cenário em que direitos são fragmentados, bases de fãs são globais e atletas se tornam seus próprios publishers, o Lions Sport reunirá quem está moldando essa nova realidade.”

O anúncio do fórum ocorre após outra novidade revelada pelo festival no mês passado com a criação do Creative Brand Lion, categoria dedicada exclusivamente às marcas a partir de 2026.

Segundo o Cannes Lions, o Lions Sport será realizado em um espaço exclusivo construído no Carlton Hotel, com keynotes, estudos de caso, sessões de networking e demonstrações de experiências com marcas e atletas.

Nicole Graham, vice-presidente executiva e CMO da Nike, comentou o lançamento: “Estamos entusiasmados em ver o Cannes Lions expandir para o Lions Sport, reconhecendo o quanto o esporte influencia o futuro do marketing e da expressão criativa.” A executiva destacou ainda que, desde 2001, a Nike é a marca com mais Grand Prix conquistados no festival.

O Lions Sport também amplia o ecossistema esportivo do Cannes Lions, permitindo que delegados participem da cerimônia do Entertainment Lions for Sport no Palais des Festivals. A parceria principal será com a Stagwell, que retorna ao evento com a ativação Sport Beach, dedicada a networking entre marcas, atletas e profissionais de marketing. Os passes do Lions Sport incluirão acesso exclusivo à Sport Beach e sessões VIP.

O acesso ao fórum será feito apenas mediante aplicação prévia, medida que, segundo o festival, “garante em um ambiente de grande impacto desenhado para tomadores de decisões e inovadores na linha de frente do esporte, criatividade e comércio”. Os passes poderão ser adquiridos individualmente ou como complemento aos ingressos do Cannes Lions Classic.

Imagem do topo: Alê Oliveira