Brasil passou de 107 para 95 Leões e GUT assume a segunda posição; veja o ranking atualizado

A organização do Cannes Lions cassou, no fim da tarde desta sexta-feira (27), o Grand Prix da DM9 em Creative Data, após polêmica envolvendo conteúdo manipulado por inteligência artificial para simular resultados da campanha, violando as regras do festival.

No entanto, a DM9 optou por retirar ainda dois outros cases: 'Plastic blood', para a OKA Biotech, e 'Gold = Death', para a Urihi Yanomami. Com isso, todos os prêmios atribuídos a essas campanhas também foram anulados. No total, a DM9 ficou sem 12 Leões.

'Efficient way to pay' perdeu o GP em Creative Data e o Bronze em Creative Commerce.

Já 'Plastic blood' perdeu três Ouros (Design, Brand Experience e Print & Publishing), três Pratas (Design, Brand Experience e Industry Craft) e dois Bronzes (Direct e Outdoor).

O trabalho 'Gold = Death' ficou sem um Leão de Prata em Print & Publishing e outro de Bronze em Outdoor Lions.

Como ficou a classificação das agências?

Sem os 12 Leões da DM9, o Brasil passou de 107 para 95 troféus, sendo 5 GPs, 15 Ouros, 31 Pratas e 43 Bronzes, além de um Titanium pela AlmapBBDO, com o case ‘Pedigree Caramelo’.

Apesar de tudo, o país continua com o recorde de GPs em uma única edição. Até então, o maior número tinha sido em 2021, quando faturou três GPs.

Consequentemente, a classificação das agências brasileiras mudou: a DM9, que havia ficado na vice-liderança, foi para o quinto lugar. Com isso, a GUT assumiu a segunda posição, atrás da Africa Creative.

Veja o ranking atualizado: