O painel reunirá os líderes da plataforma BPool e das agências Dark Kitchen Creatives, Nation e Gana

Pela primeira vez, o Festival de Cannes contará com um painel dedicado às agências independentes brasileiras. Intitulada ‘Independent and Bold: The New Age of Boutique Agencies in Brazil’, a sessão reforça o protagonismo criativo do país, eleito este ano como ‘Creative Country of the Year’.

Marcado para o dia 19 de junho, o painel reunirá nomes como Davi Cury (BPool), Guilherme Jahara (Dark Kitchen Creatives), Luciana Haguiara (Nation) e Felipe Silva (Gana).

Os líderes vão debater como essas boutiques criativas vêm desafiando os modelos tradicionais da publicidade nos últimos cinco anos, conquistando grandes contas, entregando trabalhos conectados à cultura e provando que a independência pode ser sinônimo de inovação e criatividade.

Os temas abordados serão: ‘Quais são as vantagens de trabalhar com agências independentes?’; ‘Como ser mais flexível e ágil para produzir trabalhos culturalmente relevantes?’; e ‘Como se manter competitivo como uma agência independente no Brasil?’.

A proposta é mostrar como a estrutura mais leve e a proximidade com os clientes têm ajudado a definir um novo modelo de negócio — mais rápido, criativo e competitivo.

Davi Cury, sócio e head de operações e cultura da BPool, afirma que o cenário atual confirma uma trajetória que já parecia promissora: “A consolidação dos últimos anos confirma que escolhemos o caminho certo ao criar a plataforma. Se antes as grandes marcas buscavam as independentes apenas para projetos menores, hoje muitas delas conquistaram um prestígio igual ou até superior ao das grandes holdings”.

Para Felipe Silva, sócio-fundador e co-CCO da Gana, a força está na autenticidade: “As agências independentes têm uma força única: mergulhar na cultura, entender a pluralidade e construir conexões verdadeiras entre marcas e pessoas. Não queremos replicar modelos das holdings, mas reforçar o que nos torna autênticos. Na Gana, a nossa autonomia, combinada com estratégia, criatividade e proximidade, é o que nos permite inovar, crescer e conquistar nosso espaço”.

Líderes das agências independentes brasileiras que estarão no painel inédito em Cannes (Divulgação)

Luciana Haguiara, fundadora e CCO da Nation, também destaca o papel do posicionamento: “Se destacar exige clareza e relevância. Agências independentes são mais competitivas quando combinam posicionamento forte, criatividade conectada à cultura e agilidade. Na Nation, escolhemos trabalhar com marcas que compartilham nosso compromisso com a regeneração ambiental e o impacto social positivo. Propósito não é estratégia — é a nossa base”.

Guilherme Jahara, fundador e co-CCO da Dark Kitchen Creatives, reforça: “A verdadeira força das agências independentes está nas ideias. Mais do que estruturas ou tamanho, é a potência criativa, aliada à inteligência estratégica, que constrói valor real hoje”.