Visão voltada para o futuro e conselhos práticos para delegados
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2023 abre no dia 19 de junho a agenda de palestras da 70ª edição do festival, que será realizado até o dia 23 do mesmo mês na cidade de Cannes, no sul da França. Serão quase 400 speakers distribuídos em temas que vão da criatividade a negócios cada vez mais impactados por inteligência artificial generativa, assunto que deve ecoar não só dos palcos, mas também nos corredores do Palais e arredores da costa francesa.
“Em nossa 70ª edição, os palestrantes representarão todo o espectro do marketing criativo. Fornecerão uma visão voltada para o futuro e conselhos práticos para todos os delegados”, comenta Jenni Middleton, vice-presidente sênior e editora-chefe do Lions.
Na segunda-feira (19), o primeiro a subir ao palco é o brasileiro Marcel Marcondes, chief marketing officer da AB InBev, eleita “Creative Marketer of the Year 2023”. Esta é a segunda vez consecutiva que a marca ganha a homenagem, conquista inédita na história do evento. “É realmente sem precedentes ganhar um prêmio tão prestigioso por dois anos consecutivos. É uma prova da criatividade de toda a nossa organização e do foco incansável em nos conectarmos de maneira significativa com os consumidores. Investir no crescimento orgânico é nossa prioridade e esse reconhecimento demonstra excelência na construção de nossa marca”, declara Michel Doukeris, CEO da companhia de bebidas.
Em 2022, a marca ganhou o Grand Prix de Creative Effectiveness com a campanha “Contract for change”, além de dez Ouros, 19 Pratas e 19 Bronzes. “A AB InBev elevou o nível mais uma vez e incorporou uma cultura de sucesso inevitável. Essa vitória demonstra um compromisso contínuo com a criatividade como impulsionadora de crescimento”, afirma Simon Cook, CEO do Lions.
A programação segue com o painel “Harness the black effect: Diversity as a game changer for brands”, que introduz a temática da diversidade. Brianne Boles-Marshall (General Motors), Cleyana Mayweather (Mars Wrigley), Freddie Williams (Johnson & Johnson) e Kara Smith (Deloitte) discutirão o potencial de compra de pessoas que ditam cultura.
Brasileiros também participam. Com “Learn the language of favelas”, Celso Athayde (Central Única das Favelas) e Sergio Gordilho (Africa) ensinarão sobre um filão com poder de consumo estimado em US$ 34,5 bilhões ao ano.
Um dos empreendedores mais renomados da propaganda mundial, sir Martin Sorrell, fundador e chairman do S4 Capital, dividirá em “What’s now, near and next in the digital revolution” os seus aprendizados sobre transformação de negócios. O papel da tecnologia, com inteligência artificial encabeçando projetos, deve tomar conta da apresentação.
Propósito e comprometimento também são destaques. “How a promise to the customer gives campaigns the edge”, com o consultor Roger L. Martin (Roger L. Martin Inc.) e Jann Schwarz (B2B Institute do LinkedIn), pretende mostrar o crescimento de marcas que cumprem o que falam. Da promessa à entrega além da venda, “The product, the hero”, coloca a Levi’s no holofote.
A marca celebra os 150 anos do jeans 501 em 2023 com a campanha global “Greatest story ever worn”, desenvolvida pelos escritórios da Droga5 de São Paulo e Nova York. Scott Bell (Droga5), Kenny Mitchell (Levi’s) e Tracey Panek (Levi Strauss & Co. Archives) falarão sobre como transformar o produto em um símbolo atemporal.
Investir na história da marca requer garantia de resultado e técnicas para medi-lo. Com Duncan Painter (Flywheel Digital) e Ruslana Zbagerska (Amazon Ads), o painel “Measuring creativity, creatively” posicionará abordagens criativas e tecnologias como ferramentas para alcançar consumidores.
Já a influência da comunicação no mercado farmacêutico, um dos negócios mais regulados do mundo, é o tema de “How to use creative transformation to disrupt your business”, sessão que será ministrada por Angela Hwang e Drew Panayiotou (Pfizer) e Arianna Huffington (Thrive Global), além do poeta Adam Schmalholz, conhecido como In-Q, abreviatura de “In Question”.
Do mercado das plataformas, o TikTok eleva engajamento ao patamar de conversão de vendas. Sofia Hernandez (TikTok) e Michelle Crossan-Matos (Ulta Beauty) embarcam nesse debate com “How community and entertainment are transforming purchasing habits globally”.
O componente cultural será tratado em “Unimagined cultural solutions - A global journey into the next creativity”, que frisará a importância de se criar abordagens locais para temas globais, respeitando os costumes típicos de cada região impactada. Kentaro Kimura (Hakuhodo Inc), Kristian Manchester (Sid Lee Inc.) e Paula Chowles (Godfrey Dadich Partners) são os speakers desse painel.
ChatGPT no palco
O ator, comediante e empresário Kevin Hart inicia a agenda da terça-feira (20). Ele receberá o prêmio “Entertainment Person of the Year 2023”. Inédito, o reconhecimento celebra a criatividade que inspira conteúdos relevantes e divertidos.
Em 2018, Hart lançou a produtora Hartheat, que combina cultura e comédia. “Tem sido incrível levar a comédia na publicidade ao próximo nível e criar campanhas culturalmente relevantes, que unem as pessoas por meio do riso”, diz Hart. “A Heartbeat mostra comprometimento na construção da mais inovadora e inclusiva produtora de histórias de comédia”, ratifica Philip Thomas, chairman do Lions.
(Crédito da foto no alto: Marian Brannelly/Divulgação Cannes Lions)
Leia a íntegra da matéria na edição impressa do propmark de 5 de junho