O Grand Prix da categoria foi para a GUT Buenos Aires com "World Cup Delivery"

Com um número reduzido de Leões distribuídos na categoria - apenas 12 -, o Brasil conseguiu conquistar um Ouro e um Bronze em Mobile Lions. O Leão de Ouro é da AKQA, com "Cartão da transparência" para Congresso em Foco, e o Bronze é da Ogilvy, com "Áudios Mágicos" para Coca-Cola.

O "Cartão da transparência" é uma tecnologia conectada em tempo real  com o Portal da Transparência que simplifica o acompanhamento dos gastos dos políticos brasileiros com a verba pública, em despesas como passagens aéreas, alimentação e combustível. O case também foi premiado em outras categorias do festival e tem produção da Jamute e Pay4Brain.

Já a campanha da Ogilvy, "Áudios Mágicos", une tecnologia com uma mecânica promocional para engajar os consumidores. A ação convida as pessoas que comprarem produtos da marca no iFood a gravarem áudios de Natal em Kora, a assistente virtual do WhatsApp, para tentar desenhar a silhueta da icônica garrafa de Coca-Cola com as ondas sonoras.  

A inteligência artificial da assistente virtual foi treinada por dois meses para reconhecer a silhueta da icônica garrafa e poder julgar e classificar os formatos e os conteúdos de áudio, para escolher os vencedores. O consumidor que conseguiu desenhar a silhueta ganhou gift cards de R$ 40 para consumir no iFood e concorreu a R$ 10 mil para gastar no e-commerce do Magalu.

A presidente do júri de Mobile, Shannon Washington, CCO Connected Communications da R/GA EUA, citou o case da Ogilvy como uma forma de utilizar a inteligência artificial para entreter e engajar a audiência. "É uma experiência muito interessante e acessível".

O Grand Prix da categoria foi para GUT Buenos Aires com "World Cup Delivery", desenvolvido para Pedidos Ya App. Sem nenhum investimento em mídia, a ação rastreou o avião que trazia do Catar a seleção argentina, vencedora da Copa do Mundo de 2022, e hackeou os celulares dos usuários do app de delivery para enviar notificações mostrando em tempo real onde estava o troféu. Rapidamente, a ação viralizou e virou trend topic na Argentina.

"Esse é o tipo de case que te coloca um sorriso no rosto. É absolutamente surpreendente", destacou Shannon.