Grey e VML também foram premiadas; no total, país levou seis troféus na categoria

Quatro agências foram premiadas em Design Lions neste ano. A Artplan levou Leão de Ouro com ‘Corpo preto’, desenvolvido para Idomed (Instituto de Educação Médica), case que está chamando a atenção dos jurados no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025. Até o momento, está sendo um dos trabalhos brasileiros mais premiados desta edição – conquistou o Grand Prix de Industry Craft e também levou Ouro e Bronze em Health & Wellness.

Com um livro de craft impecável, o case mostra que viés racista faz uma pessoa negra não ser completamente enxergada pela medicina. O livro, lançado pelo Idomed para estudantes de medicina, mostra, por exemplo, que a morte de mulheres negras é o dobro de mulheres brancas no parto e que pessoas negras têm mais doenças circulatórias, mas são brancos que recebem mais transplantes.

Com a campanha ‘Plastic blood’, criada para Oka Biotech, a DM9 garantiu o segundo Ouro brasileiro e levou mais uma Prata na categoria. Trata-se de um projeto de design, biotecnologia e sustentabilidade que usa o microplástico, extraído do sangue humano, para desenvolver uma linha de produtos figurativos, como copos, canudos, sacolas e garrafas, que virou exposição.

O intuito era transformar uma questão microscópica e invisível em uma experiência física, reimaginando a poluição plástica como uma crise de saúde. Além disso, o case apresenta as soluções da OKA Biotech, que produz materiais 100% biodegradáveis e naturais, capazes de substituir o plástico em praticamente todas as indústrias.

A VML recebeu Leão de Prata com ‘The Shakespeare Bic’ para Bic.

Por sua vez, a Grey ganhou Prata e Bronze em Design, respectivamente, com ‘The 100% home compostable sticker’ (para Zespri) e ‘Rice of glory’ (Super Extra Rice). Ambos os trabalhos envolvem parceiros internacionais. O primeiro é uma cocriação da Grey com a própria Zespri da Nova Zelândia e ‘Rice of glory’ foi desenvolvido em conjunto com  o escritório da rede em Buenos Aires e Maruri, do Equador.

O Grand Prix de Design Lions foi para FCB Chicago com 'Caption with intention', criado para Close Captioning. Em 2025, o júri da categoria distribuiu 33 Leões, de um total de 104 finalistas - no ano passado, foram 31 vencedores.