Jurado pela primeira vez no festival, CCO da Lew’Lara\TBWA atribui criação do prêmio à pandemia da Covid-19

O Cannes Lions é um velho conhecido de André Gola. O CCO da Lew’Lara\TBWA já tem 78 Leões. Mas a experiência deste ano é nova. Gola participará pela primeira vez do júri do festival em uma categoria que também é novidade, a de Creative Commerce Lions.

Do olhar apurado para a direção de arte, virá a análise sobre “como as marcas e produtos abordam de forma criativa e inovadora, online e/ou offline, soluções de pagamentos e jornada de transação do consumidor”, antecipa o executivo, que tem passagens pela Publicis, Leo Burnett Tailor Made e AlmapBBDO.

Nesta última, permaneceu por quase 14 anos, atuando como diretor de arte, diretor de criação e diretor de criação executivo. Para Gola, a decisão dos líderes do festival em criar a categoria tem a ver com as transformações de comportamento ditadas pela pandemia da Covid-19.

“Agravou a crise econômica mundial, e soluções criativas para aumentar o faturamento são, mais do que nunca, superimportantes”, frisa. Confira, a seguir, os preparativos em curso para a participação do executivo no júri do evento.

Estreia
O principal motivo que levou o Cannes Lions a introduzir a categoria Creative Commerce Lions, que pela primeira vez terá trabalhos específicos para esta área, é a pandemia. A Covid-19 agravou a crise econômica em todo o mundo, e soluções criativas para aumentar o faturamento são, mais do que nunca, superimportantes.

Experiência
É a primeira vez que participo como jurado do Cannes Lions. Acho que o festival imprime um tamanho diferente de todos os outros. Consegue atrair a atenção de mais pessoas do mundo inteiro, consequentemente, um olhar mais diverso, trazendo uma seleção mais ampla do melhor trabalho feito no mundo.

André Gola, chief creative officer da Lew’Lara\TBWA: Covid-19 determinou categoria (Divulgação)

Critérios
Para analisar os trabalhos inscritos na categoria de Creative Commerce Lions, será avaliado como as marcas e produtos abordam de forma criativa e inovadora, online e/ou offline, soluções de pagamentos e a jornada de transação do consumidor.

Influência da Covid-19
Um olhar do festival, especificamente para essa categoria, mostra a importância de ser criativo em todos os pontos de comunicação ofertados aos consumidores.

Retorno presencial
A minha expectativa para os trabalhos deste ano, com o festival retornando ao formato presencial, é com a volta a uma maior troca de experiência entre os jurados durante o julgamento, abrindo maior espaço para olhares diferentes com uma maior troca sobre experiências e culturas locais.

O que esperar
Entre as tendências, acredito que devam aparecer muitas soluções de inovação em tecnologia, contrapondo com grandes ideias simples e poderosas, que em época de crise, ganham mais força ainda.

Conexão
Estou recebendo trabalhos de diversos jurados, não só do Brasil, como de fora, que ajudam trazendo um pouco mais do contexto cultural e local do cliente.