País inscreveu dez peças, teve dois finalistas e ganhou um Leão
O case “Bring Home the Bud”, assinado pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA) e pela Africa Creative, ganhou Leão na competição The Dan Wieden Titanium Lions, uma das mais cobiçadas do Cannes Lions. Dona também de Prata em PR Lions, a campanha foi criada para a Budweiser, da Ambev, eleita “Creative Marketer of the Year 2023” pelo segundo ano consecutivo.
O trabalho foi lançado após a proibição da venda de cervejas nos estádios da Copa do Mundo no Catar, em novembro e dezembro de 2022. A empresa presentou o campeão do campeonato, a Argentina, com o estoque de cerveja que seria destinado ao evento.
A decisão foi anunciada no perfil oficial da marca no Twitter no dia 19 de novembro do ano passado, um dia após o comunicado da Fifa e do governo do Catar informando sobre o veto às cervejas nas imediações das arenas oficiais das partidas. "Novo dia, novo Tweet. O país vencedor fica com as Buds. Quem vai pegá-los?", perguntou a marca.
“Como o Dan Wieden disse quando ele criou a categoria, Titanium Lions é para ideias que te tiram do trilho e te fazem repensar o que é possível. 'Bring Home the Bud' é um ótimo exemplo disso. Não é só uma boa ideia sobre gestão de crise. É também. Mas é uma ideia que mostra o poder da simplicidade”, diz Felipe Ribeiro, CCO da Wieden+Kennedy na America Latina e global creative director para Budweiser.
The Dan Wieden Titanium Lions recebeu 176 inscrições em 2023 e 198 em 2022, quando o vencedor de Grand Prix foi o case “Long Live the Prince”, criado pela Engine de Londres para Kiyan Prince Foundation.
David Droga, CEO e creative chairman global da Accenture Song, presidiu o júri na edição de 2023. O Brasil inscreveu dez peças e teve dois cases na shortlist. Além de "Bring Home the Bud", participou também com “Cartão da transparência”, da AKQA para o Congresso em Foco.
No total, a categoria concedeu quatro Leões, para a McCann da Polônia ("Where to Settle"); e Draftline de Shanghai e David Bogotá e Nova York ("Corona Extra Lime"); além do case brasileiro.
O GP da categoria foi para "The First Digital Nation", da The Monkeys, da Accenture Song da Austrália. Elaborado para o governo de Tuvalu, na Polinésia, o trabalho alerta para as consequências da elevação no nível do mar.
Esta é a terceira vez que o Brasil ganha Leão desde que a categoria foi criada, em 2002. A estreia foi em 2010, com o case “Xixi no Banho”, criado pela extinta F/Nazca Saatchi/Saatchi para a Fundação SOS Mata Atlântica. Três anos depois, veio o troféu com a Ogilvy. O trabalho premiado foi “Real Beauty Sketches”, desenvolvido para a Unilever à época.
Em 2023, a competição Titanium Lion foi renomeada para The Dan Wieden Titanium Lion, em homenagem ao ícone da publicidade global, Dan Wieden. Entre outros trabalhos que entraram para a história da propaganda ao longo dos últimos 40 anos, está a criação de “Just Do It”, da Nike. Lançada em 1988, a frase se transformou em um dos slogans mais famosos do mercado da comunicação mundial.
The Dan Wieden Titanium Lions premia trabalhos que provocam e inspiram, indicando novos caminhos criativos para a evolução da indústria da comunicação.
Grand Prix for Good
O Leão deste ano foi concedido para “Anne de Gaulle”, da Havas de Paris, na França, para a Fundação Anne de Gaulle. Em 2022, o prêmio foi entrega para a campanha “Save Ralph”, da The Human Society, dos Estados Unidos, para a Human Society International.