Artplan, DM9 e VML são reconhecidas por trabalhos que evidenciam impacto cultural

A categoria Industry Craft, dedicada a premiar a excelência na execução criativa reconheceu o Brasil com quatro Leões na edição de 2025 do Festival de Cannes. O destaque ficou com o Grand Prix para a Artplan, com o curta ‘Nigrum corpus’, desenvolvido para o Instituto de Educação Médica (IDOMED).

0:00
/

Além do Grand Prix, o Brasil levou um Leão de Prata com o projeto 'Plastic blood', criado pela DM9 para a OKA Biotech. A ação, que une biotecnologia, sustentabilidade e design, apresenta objetos como copos, sacolas e canudos produzidos a partir de microplásticos extraídos do sangue humano, revelando de forma tangível o impacto da poluição invisível no corpo.

0:00
/

A VML também foi premiada com dois Bronzes. O primeiro, em parceria com o escritório de Nova York, foi para a campanha da Coca-Cola, composta por três peças, sendo: 'The shining', 'A house for mr. Biswas' e 'Extreme metaphors'.

O segundo Bronze foi conquistado com o projeto 'Uma BIC, um Livro, dois clássicos', que homenageia os 75 anos da Bic no Brasil. A ação reescreveu 'Romeu e Julieta', de Shakespeare, utilizando apenas uma caneta esferográfica e um robô com inteligência artificial, que reproduziu a obra em 63 horas ininterruptas.

0:00
/

Durante a cerimônia, o presidente do júri de Industry Craft, Matthias Spaetgens, destacou a importância do craft como essência do trabalho criativo. "O processo de julgamento, na verdade, é um processo de separação — para separar os trabalhos excelentes dos bons, e não os ruins dos bons."