DM9, VML, Grey, AKQA, Africa, Artplan, Lew’Lara e Talent foram premiadas

Nesta terça-feira (17), segundo dia da 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, acabam de ser revelados os Leões de Prata e Bronze das trilhas Craft (Design, Industry Craft, Film Craft e Digital Craft) e Entertainment (Entertainment Lions, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Gaming e Entertainment Lions for Sport).

O Brasil conquistou 13 Leões, sendo cinco de Prata e oito de Bronze. A VML foi a agência mais premiada, com duas Pratas e dois Bronzes.

Design foi a categoria com mais prêmios brasileiros. Foram três Pratas e um Bronze. A DM9 recebeu Prata com o case ‘Plastic blood’, criado para Oka Biotetch. As outras duas Pratas são da VML, com ‘The Shakespeare Bic’ para Bic, e da Grey SP com ‘The 100% home compostable sticker’, criado para Zespri. A Grey garantiu mais um Bronze com a peça ‘Rice of glory’ para Super Extra Rice, em uma cocriação com o escritório da rede em Buenos Aires e Maruri, do Equador.

Em Industry Craft, foram um Leão de Prata e dois de Bronze. A DM9 também levou uma Prata na categoria com o case ‘Plastic blood’, para Oka Biotetch. A VML conquistou os dois Bronzes brasileiros com ‘The shining’ para Coca-Cola e ‘The Shakespeare Bic’ para Bic.

O júri de Digital Craft, presidido por Naoki Tanaka, chief creative officer global da Dentsu Lab, concedeu dois Bronzes para o país. A AKQA SP foi premiada com o trabalho ‘Body swap’ para Netflix, cocriado com os escritórios da rede de Auckland e Melbourne, e a Africa Creative venceu com ‘The odissey of Wilson’ para Vivo.

Já em Film Craft, o júri comandado por Ali Ali, cofundador e diretor de filmes da Good People Films, do Egito, não premiou o mercado brasileiro na categoria. João Machado, cofundador e diretor de filmes da The Youth, foi o representante do país no júri.

Trilha de entretenimento

Em Entertainment Lions, a Artplan conquistou um Leão de Bronze com a campanha ‘Cheering for the rain’ para Globoplay.

Em Entertainment Lions for Sport, a Lew’Lara\TBWA conquistou Prata com ‘Running in fear’ para Alma Preta.

A Talent garantiu um Bronze para o Brasil na categoria com ‘The fan remote’, criado para Claro.

Em Entertainment Lions for Music, a Africa Creative foi a única agência brasileira premiada com um Bronze, para o case ‘Jovem MK – meu karma’, desenvolvido para Kondzilla.