Artplan ganhou Grand Prix em Industry Craft e GUT em Entertaiment Lions for Gaming
O Brasil chega ao segundo dia da 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions somando 38 Leões. Nesta terça-feira (17), o mercado conquistou dois Grand Prix, três Ouros, cinco Pratas e oito Bronzes, num total de 18 prêmios.
Artplan venceu o GP da categoria Industry Craft com ‘Corpo negro’ para Idomed e a GUT SP ganhou o Grand Prix com o trabalho ‘Call of discounts’, para Mercado Livre, em Entertainment Lions for Gaming.
No primeiro dia, a Africa Creative recebeu GP em Audio & Radio, puxando o ranking das agências brasileiras, que receberam 20 prêmios – além do GP, três Ouros, seis Pratas e dez Bronzes.
A Africa continua liderando o ranking das brasileiras, agora seguida de perto pela Artplan. Na sequência, aparece a DM9. Completam o top 5 GUT e VML. Com os resultados desta terça, também entraram na lista Ogilvy, AKQA e Talent.

No segundo dia do festival, que acontece até sexta-feira (20) na Riviera Francesa, foram divulgados os prêmios das trilhas Craft (Design, Industry Craft, Film Craft e Digital Craft) e Entertainment (Entertainment Lions, Entertainment Lions for Music, Entertainment Lions for Gaming e Entertainment Lions for Sport).
Design foi a categoria com a maior quantidade de prêmios brasileiros. Foram dois Ouros, três Pratas e um Bronze. A DM9 recebeu Ouro e Prata com o case ‘Plastic blood’, criado para Oka Biotetch. A Artplan levou Ouro na área com ‘Corpo negro’, vencedor do GP em Industry Craft.
As outras duas Pratas são da VML, com ‘The Shakespeare Bic’ para Bic, e da Grey SP com ‘The 100% home compostable sticker’, criado para Zespri. A Grey garantiu mais um Bronze com a peça ‘Rice of glory’ para Super Extra Rice, em uma cocriação com o escritório da rede em Buenos Aires e Maruri, do Equador.
Em Industry Craft, além do GP da Artplan, o mercado conquistou um Leão de Prata e dois de Bronze. A DM9 também levou uma Prata na categoria com o case ‘Plastic blood’, para Oka Biotetch. A VML conquistou os dois Bronzes brasileiros com ‘The shining’ para Coca-Cola e ‘The Shakespeare Bic’ para Bic.
O júri de Digital Craft, presidido por Naoki Tanaka, chief creative officer global da Dentsu Lab, concedeu dois Bronzes para o país. A AKQA SP foi premiada com o trabalho ‘Body swap’ para Netflix, cocriado com os escritórios da rede de Auckland e Melbourne, e a Africa Creative venceu com ‘The odissey of Wilson’ para Vivo.
Já em Film Craft, o júri comandado por Ali Ali, cofundador e diretor de filmes da Good People Films, do Egito, não premiou o mercado brasileiro na categoria. João Machado, cofundador e diretor de filmes da The Youth, foi o representante do país no júri.
Trilha de entretenimento
Em Entertainment Lions, a Ogilvy recebeu Leão de Ouro com ‘Dungeons&Dragons: the lost episode’, para Hasbro, e a Artplan conquistou um Leão de Bronze com a campanha ‘Cheering for the rain’ para Globoplay.
Em Entertainment Lions for Sport, a Lew’Lara\TBWA conquistou Prata com ‘Running in fear’ para Alma Preta. A Talent garantiu um Bronze para o Brasil na categoria com ‘The fan remote’, criado para Claro.
Em Entertainment Lions for Music, a Africa Creative foi a única agência brasileira premiada com um Bronze, para o case ‘Jovem MK – meu karma’, desenvolvido para Kondzilla.
Em Entertainment Lions for Gaming, o Brasil ganhou nada menos do que o Grand Prix, com o trabalho ‘Call of discounts’, criado pela GUT para Mercado Livre.