Com uma leve queda de 239 peças, festival anuncia elevação de concorrentes em áreas como eficiência criativa e estratégia criativa
Com crescimento negativo em relação à edição de 2023, quando houve um total de 26.992 inscrições às suas competições, o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade confirma 26.753 trabalhos para a disputa de Leões em 30 categorias da 71ª edição do evento que começa oficialmente nesta segunda-feira (17) e encerramento na sexta (21).
De acordo com os organizadores, apesar da ínfima queda, o volume reflete “o amplo espectro do marketing criativo”, com elevação de peças em áreas de eficiência criativa, transformação criativa de negócios, comércio criativo e estratégia criativa.
“O número de marcas que se inscreveram aumentou 6% e os publishers aumentaram 31%”, resume o comunicado oficial do Cannes Lions. “Todos os trabalhos irão agora competir para estabelecer a referência global de excelência em criatividade e eficácia para o próximo ano”, acrescenta o documento.
Simon Cook, CEO do festival, ressalta o crescimento contínuo da competição Creative Effective Lions que, em sua opinião, funciona como “barômetro para a indústria global”. Ele acrescenta:
“Nossos júris já estão selecionando um conjunto de trabalhos dignos de receber Leão e estamos ansiosos para ver o trabalho que estabelecerá a referência para mais um ano e nos mostrará o caminho a seguir.”
Na contabilidade do Cannes Lions, outras categorias tiveram crescimento: Transformação Criativa de Negócios (+8%), Comércio Criativo (+18%) e Estratégia Criativa (+5%). “Esses trabalhos mostram o amplo espectro de marketing criativo que está sendo usado para resolver problemas de negócios”, destaca o comunicado. Os Leões Sociais e para Influenciadores cresceram 21%, registrando o maior número de inscrições desde o lançamento do Leão em 2018.
“A influência dinâmica que estes indivíduos têm sobre o público nas plataformas sociais e digitais reflete a natureza evolutiva da comunicação e da marca na era moderna. A pesquisa da Warc também mostrou que o gasto global com mídia social deverá totalizar US$ 247,3 bilhões em 2024, um aumento de 14,3% ano a ano, à frente da pesquisa paga. O crescimento deste Leão coincide com o lançamento oportuno do novo Lions Creators Pass, que vai fornecer mais evidências de um setor evoluindo em ritmo acelerado”, enfatiza Marian Brannelly, diretora global de prêmios do Cannes Lions sobre a elevação de inscrições.
Sobre a nova categoria Uso do Humor, Marian Brannelly acrescenta: “Abrange 13 Leões, representa 5% de todas as inscrições dentro desses Leões, demonstrando uma mudança de tom e o aumento do trabalho comercial eficaz. projetado para entreter. Como disse Andrew Robertson da BBDO no palco no ano passado, ‘o humor funciona’.”
No seu primeiro ano, pouco menos de um quarto das inscrições vieram diretamente de marcas para a primeira avaliação do segmento Luxury & Lifestyle Lions – “lançada para fornecer uma referência global no espaço de luxo.”
O comunicado do Cannes Lions prossegue: “Refletindo o que está acontecendo no mercado, conforme descrito na última previsão global de gastos com publicidade da Dentsu, outras áreas de crescimento incluem o Outdoor Lions (Out of Home), que aumentaram 6% em relação ao ano anterior, refletindo um meio que está evoluindo em ritmo acelerado, com a adoção do engajamento de dados e tecnologias emergentes para ajudar as marcas a pensar além dos outdoors tradicionais. Os Leões de Áudio e Rádio subiram 6%, enquanto os Leões de Inovação – subiram enormes 52%.”