Diretor-executivo de criação da AlmapBBDO, Henrique Del Lama estreia como jurado no festival
Henrique Del Lama estreia no júri de Cannes em Creative B2B Lions, categoria que julga trabalhos cujo público-alvo são os profissionais de empresas. Para o diretor-executivo de criação da AlmapBBDO, quando se trata de B2B, toda forma de criatividade pode e deve ser valorizada, mesmo aquela direcionada para um público mais restrito.
“Esta é uma das partes mais empolgantes de ser jurado: discutir o quão inovadora uma ideia voltada para um público específico pode ser”, raciocina. O criativo reforça que o festival indica o caminho para onde o mercado deve seguir e fala da responsabilidade no júri.
Diferente
O Creative B2B é uma categoria bem diferente por não ser um consumer first. Ela celebra a criatividade no desenvolvimento de produtos, serviços e campanhas adquiridas por profissionais em nome de empresas. As inscrições devem demonstrar uma mistura de táticas de curto prazo e estratégias de construção de marca de longo prazo, conectando-se com os clientes, melhorando a saúde da marca e impulsionando o crescimento.
Critérios
Eu definiria o critério de julgamento do Creative B2B como ‘um produto, serviço, solução, proposta, experiência ou campanha empresarial cujo comprador primário é um tomador de decisões empresariais que realiza a compra em nome de outra empresa’. A palavra-chave aqui é ‘primário’. O fato de esse produto, serviço, experiência etc. poder ser ‘revendido’ ou experimentado por um consumidor é irrelevante. Se o comprador primário é uma empresa, se qualifica como B2B.
Estreia
Esta é a minha estreia como integrante do júri, e estou extremamente animado com a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes disciplinas nesta categoria. As discussões e trocas de ideias já têm sido incrivelmente enriquecedoras para mim. Estou ansioso para contribuir para uma premiação final que ajude a estabelecer o critério para essa nova categoria no futuro.
Criatividade
É desafiador definir um formato ou linha criativa para esta categoria. Tenho visto uma variedade de trabalhos em diferentes formatos, desde produtos e serviços até campanhas tradicionais, todos com diferentes níveis de criatividade. Acredito que veremos uma diversidade de formatos criativos na premiação final.
Farol
Cannes sempre foi um farol, indicando o caminho para onde nosso mercado deve seguir. Quando se trata de B2B, percebemos que toda forma de criatividade pode e deve ser valorizada, mesmo aquela direcionada para um público mais restrito. Esta é uma das partes mais empolgantes de ser jurado: discutir o quão inovadora uma ideia voltada para um público específico pode ser. O festival acertou ao montar um júri com experiências e habilidades tão diversas. As discussões sobre criatividade que teremos durante o evento são diferentes das que ocorrem no nosso dia a dia e as opiniões dos colegas são novas e enriquecedoras. Tenho certeza de que julgar B2B me tornará um profissional muito melhor.