AlmapBBDO foi a primeira agência brasileira a conquistar um Grand Prix no festival deste ano

Das oito categorias divulgadas no segundo dia do Cannes Lions 2024, foram oito Grand Prix — um para cada categoria. Entre eles está o primeiro GP para o Brasil neste ano: ‘Errata at 88’, da AlmapBBDO para a Johnnie Walker, em Entertainment for Music.

O case celebrou personalidades que deram passos que impactaram o seu entorno e a cultura. A primeira homenageada foi a cantora Alaíde Costa, que, em 1962, ficou de fora de um show no Carnigie Hall, em Nova York, que reuniu Tom Jobim, João Gilberto, Sérgio Mendes e Carlos Lyra.

Então, a agência levou a cantora, de 88 anos, para um show no mesmo palco ao lado de artistas como Seu Jorge e Daniel Jobim - que comandam 'A grande noite - Bossa nova' -, além de Roberto Menescal e Carlinhos Brown.

Como parte da ação, foi produzida e publicada uma 'Errata' de 70 anos em página dupla no jornal Folha de S.Paulo, contando a carreira da artista.

Em Industry, o GP ficou com a alemã Scholz & Friends, com o ‘The 100th edition’, para o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung. A peça contou sobre as figuras ilustres que já estamparam as páginas do jornal alemão com a ação “Mentes brilhantes”, composta por fotografias de políticos, cientistas, executivos, artistas e atletas escondendo o rosto atrás do jornal.

E, para a 100ª edição, o Frankfurter Allgemeine Zeitung decidiu se posicionar contra a ascensão do racismo e anti-semitismo na Alemanha e convidou Margot Friedländer, sobrevivente do Holocausto, para estrelar a imagem.

A foto foi tirada pelo diretor de cinema, Wim Wenders, no Memorial dos Judeus Mortos da Europa, mais conhecido como Monumento do Holocausto, e foi publicada no dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

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Já em Entertainment, o GP ficou com a peça 'We are Ayenda', produzida pela Creative X e Modern Arts, de Los Angeles, para o WhatsApp. O filme, um curta-metragem, conta a história de Farkhunda Muhtaj, uma jovem embaixadora afegã-canadense do ACNUR que atualmente joga como meio-campista no clube holandês Fortuna Sittard.

Até o momento, ela ajudou mais de 300 jogadores de futebol afegãos e suas famílias a escapar do Afeganistão. O documentário recria a realidade da retirada dos EUA do Afeganistão em 2021, através dos olhos da seleção nacional feminina juvenil do Afeganistão.

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A McCann, de Londres, conquistou o único GP em Entertainment for Gaming. O trabalho, feito para o Xbox Game Pass, é uma fusão dos mundos real e virtual ao passo em que o Bromley FC recruta um novo profissional para a administração do clube por meio do game Football Manager.

Numa sala cheia de torcedores de futebol, todos pensam que podem superar os profissionais. Este conceito é a base da campanha, na qual o guia turístico do estádio de Wembley Nathan Owolabi consegue um emprego como o novo estrategista de Bromley depois de demonstrar suas habilidades no jogo.

Em Entertainment for Sports, o prêmio ficou com a francesa Marcel. Produzido para a empresa de telecomunicações Orange, ‘Women’s football’ apresentou uma montagem estrelada pela seleção francesa masculina. Só que não. Na metade do filme, percebe-se, na realidade, que os destaques são as jogadoras da seleção feminina de futebol.

Suas filmagens foram sobrepostas com as imagens da seleção masculina e, com a ajuda de técnicas avançadas de edição, transformadas para que os movimentos femininos fossem executados pelos homens.

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A varejista alemã Hornbach, vencedora do Grand Prix de Film Craft, falou sobre a necessidade da criatividade quando o assunto é a diminuição dos espaços dos apartamentos. Idealizada e produzida pela HeimatTBWA\, a campanha humorística é centrada no slogan 'Cada metro quadrado merece ser o melhor do mundo'.

O filme conta a história encantadora de um homem que vive sua vida em uma série de salas de um metro quadrado. O que parece ser um estilo de vida confinado e restrito acaba por ser uma demonstração das infinitas possibilidades criativas que mesmo a mais ínfima área pode oferecer.

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O GP de Design ficou com a América Latina. A agência peruana Circus Grey e a marca de cimentos Sol uniram forças para reformar as calçadas da capital Lima com a instalação de um sistema de telhas táteis, que permitem que pessoas com deficiência visual andem sem ajuda.

Esse sistema ajuda-os a identificar serviços e locais como restaurantes, bancos, lojas de conveniência ou farmácias, tocando nos azulejos e contando as filas com as bengalas. Isto marca uma mudança significativa que melhora permanentemente a mobilidade em Miraflores, um dos bairros mais importantes de Lima.

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Por fim, em Digital Craft, o prêmio máximo ficou com a FCB Nova York. A peça 'Spreadbeats' para Spotify, que teve pós-produção da Colossal, de Curitiba (PR), se trata de um clipe, que destaca o trabalho do Spotify Advertising.

O filme mostra uma tabela que ganha vida com uma animação.