Além do Grand Prix, as agências brasileiras receberam três Ouros, seis Pratas e dez Bronzes

O Brasil aumentou o número de Leões no primeiro dia do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025, na comparação com o início do evento no ano passado. Com Grand Prix da Africa Creative em Audio & Radio, o mercado recebeu mais três Ouros, seis Pratas e dez Bronzes, num total de 20 prêmios – em 2024, foram 18, sendo três Ouros, seis Pratas e nove Bronzes.

Dez agências brasileiras foram premiadas nesta segunda-feira (16), quando o festival divulgou cinco das 30 categorias: Audio & Radio; Health & Wellness; Outdoor; Pharma e Print & Publishing.

A Africa saiu na frente no ranking de agências brasileiras e foi a mais premiada no primeiro dia do festival, que acaba nesta sexta-feira (20), em Cannes, na Riviera Francesa. Além do GP para o trabalho ‘One second ads’, criado para a Budweiser, também em Audio e Radio levou um Ouro com a mesma peça, além de mais duas Pratas para as seguintes campanhas: ‘Fishermen storytellers’ (Corona) e ‘From hurt to hit’ (Brahma). A agência foi a única do país a conquistar Leões na categoria.

No palco do Palais des Festivals, Africa Creative recebe o GP de Audio & Radio/Foto: Alê Oliveira 

Em Health & Wellness, o destaque ficou com a Artplan. A agência ganhou Ouro e Bronze com a peça ‘Corpo preto’, desenvolvida para Idomed. A DPZ assegurou mais um Bronze para o Brasil com ‘Government of the State of São Paulo’, criado para o governo de São Paulo. Em Pharma, o mercado brasileiro não recebeu prêmios.

O terceiro Leão de Ouro brasileiro é da DM9 em Print & Publishing com o case ‘Plastic blood’, elaborado para Oka Biotech. A agência também ganhou uma Prata na categoria com ‘Gold = Death’ para Urihi Yanomami. A VML SP assegurou o segundo Leão de Prata brasileiro com ‘The Shakespeare Bic’, para Bic.

BETC Havas, David e GUT levaram um Ouro cada uma com os trabalhos ‘Scholarship in books’ (Uniasselvi), ‘Shot on Faber-Castell’ (Faber-Castell) e ‘Coupon rain’ (Mercado Livre), respectivamente.

Outdoor Lions entregou ao Brasil dois Leões de Prata e cinco Bronzes. A GUT e a Grey garantiram as Pratas com os cases ‘Speed coupons' (Mercado Livre) e ‘Sun reserve’ (Corona), respectivamente.

Os cinco Bronzes foram distribuídos para a VML SP, que ganhou com ‘The shining’ para Coca-Cola, em uma cocriação com o escritório da rede em Nova York; a Africa Creative foi premiada com a campanha ‘Touchboards discount’ para Itaú Unibanco; a Le Pub SP venceu com ‘Followers store’ para New Balance’, e a DM9 garantiu dois Bronzes, sendo um deles com ‘Plastic blood’ para Oka Biotech e o segundo com ‘Gold = Death’ para Urihi Yanomami.