Agência também ganhou Bronze com o mesmo case, 'Corpo preto'; DPZ conquistou mais um Bronze para o Brasil com ‘Her dome’  

Com o propósito de destacar campanhas comprometidas em promover o bem-estar e a saúde das pessoas, o júri de Health & Wellness entregou 33 Leões neste ano, sendo três deles brasileiros.

A Artplan foi o destaque do país com o case ‘Corpo preto’, que mostra o viés racial na medicina. A agência conquistou Leão de Ouro e Bronze com o trabalho desenvolvido para Idomed (Instituto de Educação Médica). O case comprova que viés é o que faz uma pessoa negra não ser completamente enxergada pela medicina.

O outro Leão de Bronze brasileiro na categoria é da DPZ, com ‘Her dome’ (‘Redoma dela’) para o governo do estado de São Paulo. A iniciativa divulga o movimento SP por Todas, lançado em 2024 com o objetivo de dar visibilidade às políticas públicas estruturadas para fortalecer a rede de proteção, acolhimento e autonomia financeira das mulheres.

Com oito indicações na shortlist, o desempenho do Brasil na categoria foi melhor do que no ano passado, quando apenas a Africa Creative e a FCB ganharam um Bronze cada uma. Representante brasileira no júri, Alessandra Gomes considerou “incrível” a participação do país.

“Nós dobramos o número de shortlist do ano passado para este ano, o que mostra a força brasileira para conectar a criatividade para trazer resultados”, destacou a diretora-executiva de criação da McCann Health Brasil.

Equipe da Artplan recebe Leão de Ouro no palco do Palais des Festivals/Foto: Alê Oliveira

O Grand Prix de Health & Wellness foi para ‘Vaseline verified’, da Ogilvy Singapura para Vaseline. Com vídeos divertidos de vários influencers na internet, a campanha tem o intuito de alertar as pessoas para não caírem em fake news em relação aos mitos de usar o produto com outras soluções milagrosas e apresenta os benefícios verificados e seguros para uso, comprovados cientificamente.

“Uma razão pela qual o trabalho cresceu é porque encontrou o momento do nosso mundo. Olhamos para o mundo e a saúde é o zeitgeist do nosso tempo. Em uma era pós-Covid, o que vemos é um mundo em que a saúde está ‘pegando fogo’. Vemos desertos de alimentos e vários lugares onde as mulheres não têm acesso à saúde ou sofrem estigma. Esse trabalho traz alegria como um ato de rebelião, contra a desinformação na saúde”, disse o presidente do júri de Health & Wellness, Eric Weisberg, chief creative officer global da Havas Health Network. No total, foram 123 indicações na shortlist da categoria em 2025.

Pharma
O Brasil não recebeu prêmios em Pharma Lions nesta edição do Cannes Lions, assim como em 2024. Com apenas nove Leões entregues, sendo um Ouro, três Pratas e quatro Bronzes, o Grand Prix da categoria foi para ‘Make love last – bedroom’, criado pela Ogilvy Xangai para Viagra. Já o Lions Health and United Nations Grand Prix for Good ficou com a New Zealand Herpes Foundation com a campanha ‘The best place in the world to have herpes’, criada pela Finch Sydney.