'Transparency Card' para o Congresso em Foco e 'Never Done Evolving Feat Serena', desenvolvida para a Nike, são os trabalhos que lutam por GP
Divulgada na manhã desta segunda-feira (19), no primeiro dia de portas abertas do Palais des Festivals, a lista de finalistas de Creative Data tem três indicações brasileiras – todas da AKQA.
Os trabalhos que seguem com chances de Leões são 'Transparency Card', para o portal Congresso em Foco, em duas subcategorias – Use of Real-time Data e Data Visualisation –, e 'Never Done Evolving Feat Serena', feito em parceria pela AKQA SP, AKQA Portland e AKQA Melbourne para a Nike.
Em 'Transparency Card', a ideia central do trabalho foi divulgar informações em tempo real sobre os hábitos de consumo dos políticos brasileiros. O cartão da transparência acessa os bancos de dados do governo e envia notificações aos usuários quando os políticos gastam o dinheiro dos contribuintes.
Segundo a agência, o Transparency Card imita a maneira familiar como as pessoas rastreiam os gastos com cartão de crédito pessoal. Se um político gasta em um jato particular, por exemplo, os usuários do The Transparency Card recebem uma notificação push em tempo real.
Já em 'Never Done Evolving Feat Serena', a agência e a Nike criaram – com a ajuda da inteligência artificial – um confronto entre a Serena Willians campeã do seu primeiro Grand Slam, no US Open de 1999, e a Serena campeã do Australian Open de 2017.
A ideia foi ter informações sobre a trajetória da tenista chegou até o seu último Grand Slam. O aprendizado de máquina foi capaz de modelar o estilo de jogo de cada época: tomada de decisão, seleção de tiro, reatividade, recuperação e agilidade com base em imagens de arquivo.