A campanha ‘Plastic blood’ foi criada para a empresa de biotecnologia OKA Biotech
‘Plastic blood’, da DM9 para a empresa de biotecnologia OKA Biotech, conquistou o único Ouro do Brasil em Print & Publishing Lions. A ação alerta para o risco da contaminação por microplásticos presentes no sangue humano em quantidade suficiente para reconstruir objetos do dia a dia.
Partículas extraídas de bolsas de sangue descartadas deram origem a copos, canudos e garrafas com a ajuda da impressão 3D. Foi montada uma exposição itinerante em São Paulo, que seguirá para outras cidades até chegar à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, realizada em Belém, em novembro.
Pratas
‘The Shakespeare BIC’, da VML para a caneta BIC Crystal - com Carbono Sound Lab, Hogarth, Oio, P+E Galeria Digital e Approach -, ganhou Prata, mesma cor do Leão da DM9 conquistado com ‘Death gold’, trabalho criado para a Urihi Associação Yanomami.
Bronzes
A campanha ‘Shot on Faber-Castell’, da David, ganhou com as peças ‘Lemon’, ‘Coffee’ e ‘Eye’. A produção é da Norte. Já a GUT levou o prêmio com ‘Coupon Rain’, para Mercado Livre, com CDN e Zetabe Powered By Mediabrands. A BETC Havas também conquistou Bronze com ‘Scholarship in books’, para a instituição de ensino Uniasselvi, com Lucha Libre Audio, Surreal Hotel Arts, Bleach Filmes, Zaine Filmes, Citadel Grupo Editorial e Kondzilla.

A produtora Jamute e a Cego aparecem em trabalhos inscritos por agências internacionais.
GP e júri
A categoria teve 101 finalistas e 23 peças premiadas. A vencedora de Grand Prix foi ‘Price packs’, da alemã Serviceplan para a cadeia de supermercados Penny Food. O preço de produtos de marca própria foram impressos nas embalagens transformadas em veículos de comunicação para mostrar o comprometimento da varejista em ofertar preços mais acessíveis aos consumidores em um cenário de inflação.
O presidente e chief creative officer (CCO) da DM9, Icaro Doria, presidiu o júri de Print & Publishing Lions. "Não há nada mais contemporâneo que o meio impresso", diz Doria. O executivo enxerga uma tendência de investimento das marcas no meio. "Uma boa ideia que surge do meio impresso é o começo de uma campanha integrada", ratifica.
Resgate
Em 2024, o mercado brasileiro conquistou cinco Leões na categoria: um Ouro e quatro Bronzes. A VML São Paulo, em parceria com os escritórios da agência em New York e Kansas City, nos Estados Unidos, ganhou Ouro com o case 'Thanks for Coke-Creating', para Coca-Cola. Pequenos negócios na Austrália, Índia, Indonésia, África do Sul, Brasil e México ganharam embalagens do refrigerante com design criado localmente.
Ao invés de barrar versões ilícitas de sua identidade visual, a marca preferiu oficializá-las na sua comunicação, homenageando o talento criativo e a conexão de comunidades com a bebida, que está fortemente enraizada na cultura das mais diversas regiões. O projeto celebrou o rebranding espontâneo de uma das logomarcas mais redesenhadas do mundo. As produtoras brasileiras envolvidas no case são a Sugarcane Filmes São Paulo e Raw Audio.
Geral
A publicidade mundial inscreveu 26.900 peças em 2025, ante os 26.753 cases do ano anterior, um avanço tímido, de aproximadamente 0,55%. Em 2023, foram 26.992 trabalhos. Em 2024, o Brasil inscreveu 2.066 campanhas. Os 92 Leões conquistados repetiram o volume registrado no ano anterior. O país ganhou dois GPs, 14 Ouros, 31 Pratas e 45 Bronzes.
Praticamente empatadas, DM9 e AlmapBBDO lideraram o ranking nacional, com 112 e 111 pontos, respectivamente. Levaram também o mesmo número de prêmios. Foram 16 troféus para cada uma. O top 5 fechou com GUT, VML e Africa Creative. Creative Country of the Year, o Brasil inscreveu mais de 56 mil peças e ganhou 1.911 desde 1971.
Após dez anos, o Brasil retomou a vice-liderança do ranking global ‘Lions Creativity Report 2024’, atrás apenas dos Estados Unidos. Ocupou o terceiro lugar entre os anos de 2018 e 2023. O aporte em publicidade do segundo país mais criativo do mundo deve saltar de R$ 85,7 bilhões em 2024 para R$ 92,5 bilhões em 2025, alta de 7,9%, de acordo com a consultoria de pesquisa Warc, do grupo Ascential, que realiza o Cannes Lions.