Nesta sexta foram conhecidos os vencedores de Titanium, Film, Sustainable, Glass e GP for Good
O Cannes Lions, que chegou ao fim nesta sexta-feira (21), na Riviera Francesa, rendeu ao Brasil um total 92 Leões — a mesma quantidade de troféus de 2023. Nas cinco últimas categorias que faltavam ser anunciadas, os GPs foram para os Estados Unidos, Alemanha, Singapura, França e Austrália.
Uma das principais categorias, a Dan Wieden Titanium foi para a Wieden+Kennedy Portland e Superette San Francisco. Em ‘Doordash-All-The-Ads’, a plataforma Doordash realizou um sorteio durante o Super Bowl para mostrar como os consumidores podem obter praticamente qualquer coisa no DoorDash.
À medida que cada comercial do Super Bowl ia ao ar, a marca escolhia rapidamente um prêmio para aquele anúncio em tempo real, compilava a imagem, escrevia a legenda e disparava as postagens durante todo o jogo no X.
Outra categoria importante, Film deu dois Grand Prix. Produzido para a empresa de telecomunicações Orange, ‘Women’s football’ apresentou uma montagem estrelada pela seleção francesa masculina. Só que não. Na metade do filme, percebe-se, na realidade, que os destaques são as jogadoras da seleção feminina de futebol.
Suas filmagens foram sobrepostas com as imagens da seleção masculina e, com a ajuda de técnicas avançadas de edição, transformadas para que os movimentos femininos fossem executados pelos homens.
O segundo GP em Film foi para a The Monkeys, da Accenture Song, de Sydney. O trabalho ‘Play it Safe’ é um tributo à Sydney Opera House para marcar os 50 anos do principal cartão postal da Austrália. A música ‘Play it Safe’ foi escrita pelo cantor australiano Tim Minchin como uma saudação irônica ao experimento ousado e visionário que se tornou a Opera House.
A música é uma homenagem musical a um edifício que testou os limites da engenharia e do design, mudando para sempre a face de Sydney. O videoclipe apresenta uma coleção de artistas e companhias de artes australianas que compartilham uma conexão duradoura com a Opera House.
Em Sustainable, o GP ficou com a Publicis Conseil, Paris (França) pela campanha "Cars To Work", feita para a Renault. Segundo a peça, 40% dos franceses moram em áreas que não possuem transporte público e isso faz com que muitos deles estejam desempregados por não conseguirem se locomover até a área de trabalho.
Por isso, a marca ofereceu carros de forma gratuita para que as pessoas possam utilizá-los durante os três meses de experiência nas empresas. A ação foi feita em conjunto com o French Public Employment Service.
Na categoria de Glass, a Ogilvy de Singapura é a dona do Grand Prix com o case ‘Transistion Body Lotion’ para o Vaseline Pro Derma Transistion, destinado a mulher trans. A loção foi criada em colaboração com a comunidade transgênero da Tailândia para abordar os desafios únicos da pele que as pessoas enfrentam durante e após o processo de transição.
Os ingredientes combatem os efeitos colaterais comuns da terapia hormonal relacionados à pele, como sensibilidade à luz, opacidade, irritação, tom de pele irregular e tendência a alergias.
‘The first speech’, do Repórter Sem Fronteiras e da agência alemã Innocean, falou sobre a relevância do jornalismo independente e da liberdade de imprensa para informar os eleitores em um ano no qual muitos países estão escolhendo os seus presidentes. A mensagem principal pedia cuidado com os ‘autocratas disfarçados de democratas’.