Agências foram premiadas com cases para o Mercado Livre e o Santander, respectivamente
A VMLY&R e a GUT SP foram as únicas agências brasileiras premiadas na primeira edição da categoria Creative Commerce (antiga Creative Ecommerce) do Cannes Lions. Ambas receberam Bronze. O representante do país no júri foi André Gola, CCO da Lew'Lara\TBWA. Com cases de retail físico e online, a área distribui 17 Leões.
Por ser uma categoria nova, de acordo com o regulamento do festival, a VML pôde inscrever o case "A gente banca", para o Santander, que no ano passado recebeu dois Leões de Prata, em Media e Outdoor. O projeto revitalizou cerca de 300 bancas no Brasil, que perderam receita com a queda da distribuição de jornais e revistas impressas, transformando-as em postos de serviços bancários, manicure e consertos de celular, ajudando os donos a aumentar o seu lucro. As bancas também se tornaram pontos de OOH exclusivos para o banco.
Já o trabalho da GUT SP premiado foi "Black Business Beats" para o Mercado Livre. Partindo da ideia de que influenciadores famosos propagam marcas de luxo e aumentam o lucro das mesmas, o projeto convidou dois rappers brasileiros, Djonga e Tássia Reis, para criar uma nova música e divulgar marcas de empreendedores negros, aumentando a sua visibilidade. Por fim, o vídeo convida os consumidores a conhecer os produtos no Mercado Livre.
O Grand Prix foi para "Thighstop", criado pela Leo Burnett Chicago para Wingstop. Com a pandemia e a crise da carne de frango nos Estados Unidos, que ficou sem asa de frango, uma das preferências americanas, a estratégia foi mudar o nome da rede para "Thighstop" em questão de dias, com novas lojas online, mudança de cardápios, sendo que a ação viralizou rapidamente na internet.