Honraria é concedida a profissionais que possuem protagonismo na indústria criativa
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou que vai homenagear o publicitário francês Jacques Séguéla com o Leão de São Marcos (Lion of St. Marks), honraria concedida a profissionais que possuem protagonismo na indústria criativa.
Com uma carreira de mais de 60 anos no setor, Séguéla produziu trabalhos para marcas como Air France, Apple, Carrefour, Citroën, Louis Vuitton e Microsoft, além de campanhas políticas. Ele também é autor de diversos livros sobre publicidade.
"Jacques Séguéla completou 90 anos em 2024 e ainda vem ao escritório todos os dias para trabalhar em campanhas para seus clientes. A palavra é usada em demasia, mas Jacques é um ícone. Ele é ousado, apaixonado e criativo – e tudo com um tremendo senso de cordialidade e humor. Como indústria, estamos muito satisfeitos por ele ter mudado de carreira de farmácia para publicidade, porque todos nós nos beneficiamos de sua criatividade", afirmou Philip Thomas, chairman do Cannes Lions.
Tendo iniciado sua vida profissional na farmácia, Séguéla mudou sua rota de vida e, após ter rodado o mundo, escrito seu primeiro livro e ter se aventurado no jornalismo, se uniu com Bernard Roux para criar a agência Roux Séguéla.
O primeiro trabalho da agência foi uma peça que mostrava o ex-presidente francês Georges Pompidou pilotando um motor Mercury na baía de St Tropez com a manchete “Pegue o expresso e decole”. Em seguida, Alain Cayzac e Jean-Michel Goudard juntaram-se à agência e a RSCG tomou forma, tornando-se eventualmente a Euro RSCG, que encerrou suas atividades em 2012 após a compra pelo Havas Group.
O publicitário possui um leque de campanhas de sucesso em seu extenso portfólio, como 'Produits libre', criado para o Carrefour, e uma peça feita para a Citroën, que colocou o modelo Citroën AX para dar uma volta pela Muralha da China. Séguéla também liderou as campanhas eleitorais do ex-presidente francês François Mitterrand, criando o slogan 'Le force tranquille', em 1981.
"Depois de 60 anos de festivais, tenho visto esta indústria evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, foi e sempre será uma questão de ter uma ideia. Tive a grande honra de trabalhar toda a minha vida não para vender produtos, mas para tornar as marcas eternas. Estou extremamente emocionado por ser reconhecido com este prêmio icônico e o compartilho com todos os meus colegas criativos. Por trás de suas ideias, escolha o otimismo e dê às marcas a única coisa que as manterá vivas: uma alma", celebrou Séguéla.
Com a homenagem, ele se une a nomes como Susan Hoffman, CCO da Wieden+Kennedy; Colleen DeCourcy, atual CCO do Snapchat; John Hegarty, um dos fundadores da rede BBH; Mary Wells Lawrence, fundadora da agência Wells Rich Greene, em 1966; e Dan Wieden, entre outros.