Fake news e deep fake são as principais ameaças

A participação de Mira Murati, chief technology officer da OpenAI, no painel ‘When AI challenges and champions human creativity’, conduzido por David Droga, CEO da Accenture Song, na tarde desta segunda-feira (17), demonstra a preocupação da dona do ChatGPT com o mau uso da inteligência artificial (IA).

“Estamos preocupados com fake news e deep fake em ano de eleição”, admite Mira Murati, chief technology officer da OpenAI. Embora reconheça a potencialidade da tecnologia, o mercado começa a questionar o seu avanço e transformações provocadas na sociedade.

David Droga e Mira Murati no palco do Cannes Lions: receio com fake news e deep fake em ano de eleição” (Divulgação)

O esforço é para levar a tecnologia ao mundo real. “Trabalhamos com profissionais de criação, artistas e film makers para avaliar como a tecnologia por ser útil para as pessoas”, diz Mira.

Equilíbrio depende do entendimento da tecnologia. “É uma preparação da sociedade para o que está por vir. O risco é de que a ferramenta seja mal interpretada, causando uma fricção com o mundo real”, receia Mira. Mesmo assim, a recomendação é para que as pessoas experimentem os recursos disponibilizados pela IA. “Implemente-a para poder entendê-la”, instiga Mira.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa do dia 24 de junho.