Você pode amar o seu corpo do jeito que ele é

A atriz, cantora e produtora Queen Latifah subiu ao palco do Cannes Lions nesta terça-feira (18) para falar sobre o legado construído com a campanha “It's bigger than this’, lançada pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk nos Estados Unidos, em 2021.

“A ação desmistifica os estigmas e percepções que agravam a obesidade, conscientizando as pessoas de que se trata de uma doença, uma condição de saúde”, comenta Queen Latifah. “Criem mais diálogos”, pede a atriz aos profissionais de criação.

Mediado por Claire Atkinson, editora e host da The Media Mix, o painel ‘Let’s talk about weight: Conversations about creativity, community and obesity’ também teve a presença de Tejal Vishalpura, vice-presidente sênior de estratégia comercial e marketing do laboratório Novo Nordisk.

“Existe um bilhão de pessoas obesas no mundo e a doença pode gerar outras 60 enfermidades”, alerta Tejal Vishalpura.

Claire Atkinson, Queen Latifah e Tejal Vishalpura: consciência e respeito (Divulgação)

Com uma linguagem leve, o projeto encoraja as pessoas a desabafar e compartilhar experiências capazes de mostrar que “elas não estão sozinhas”, lembra Queen Latifah, escolhida pela Novo Nordisk para endossar a ação por ser “uma rainha, uma voz forte”, explica Tejal.

O trabalho de educação sobre a doença envolveu também a classe média. “As pessoas têm medo e vergonha de procurar um médico pelo receio dos julgamentos. Criamos um ambiente seguro para falar sobre obesidade”, frisa Tejal. Segundo a executiva, o volume de conversas sobre o assunto aumentou 70% na internet.  

“Você pode amar o seu corpo do jeito que ele é”, sugere Queen Latifah. O recado acompanha a reflexão deixada para a indústria da comunicação. “É importante inserir o assunto nas conversas, criar cultura e conscientização", insiste.

A farmacêutica é responsável pela fabricação do Ozempic, medicamento indicado para o tratamento do diabetes, mas que ganhou evidência pelos seus efeitos no emagrecimento.