Henrique Tanji, fundador e CEO da Ritmika Audio Arts, será jurado do Cannes Lions pela primeira vez

Henrique Tanji, fundador e CEO da Ritmika Audio Arts e jurado de Entertainment Lions for Music, considera a música como o fio condutor para garantir conexão emocional. “Mas não podemos ter só um artista superfamoso cantando o jingle da campanha num show aleatório e achar que pode ganhar algo”, avisa. Tanji encara a sua primeira experiência no júri do Cannes Lions como “uma das mais enriquecedoras, pela troca presencial de ideias, conceitos, análises e repertório com alguns dos mais importantes profissionais do mundo na área de música, áudio, entretenimento e criatividade”.

Henrique Tanji, fundador e CEO da Ritmika Audio Arts: "Uma das experiências mais enriquecedoras que se pode ter" (Divulgação)

Apuração
Em uma categoria como a de Entertainment, nunca devemos nos restringir somente à criatividade ou conteúdo musical na colaboração com a marca. Acredito que, nessa equação, é fundamental considerar também os esforços, limitações, link social e contexto, além, claro, de investigar a veracidade e a relevância do trabalho em relação àquilo que está na apresentação. É preciso “desafiar a ideia”, afinal, não podemos ter só um artista superfamoso cantando o jingle da campanha num show aleatório e achar que pode ganhar algo.

Requisitos
Para ser premiada nesta categoria, primeiro de tudo, claro, a campanha precisa ter uma excelente ideia. Depois, a apresentação conta muito, ainda mais em uma categoria que fala e ilustra o entretenimento. Mesmo sem grandes produções, é preciso que tudo seja mostrado de forma clara e eloquente, que prenda a atenção. Além disso, os resultados precisam acontecer e ser claramente comprovados para que não estejamos falando apenas de entretenimento puro, mas de uma ação para as marcas.

Compromisso
Particularmente, adoro ir atrás e cruzar os dados com a realidade para entender se o impacto gerado por um grande case é mesmo real.

Realização
Nunca fui jurado em Cannes, mas sempre tive esse desejo, como uma realização profissional. Participei de outros júris importantes, mas Cannes é especial. E a expectativa está bem alta. Acredito que seja uma das experiências mais enriquecedoras que se pode ter, especialmente pela troca presencial de ideias, conceitos, análises e repertório com alguns dos mais importantes profissionais do mundo na área de música, áudio, entretenimento e criatividade. Será impossível sair de lá sem um aprendizado gigante e muita inspiração para os próximos projetos.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa do dia 27 de maio