Luciana Mendes é uma das brasileiras que compõe o júri do festival, que começa na próxima semana
Diretora global de estratégia criativa da sparkling flavors da Coca-Cola, que inclui as marcas Fanta, Sprite e Schweppes, Luciana Mendes é jurada da competição Creative Effectiveness do Cannes Lions.
Com 20 anos de experiência na área de planejamento de agências, como a David, e passagens pela Unilever e Rede Globo, ela credita sua indicação pelo Grand Prix assegurado pela campanha ‘Recycle me’ em Print & Publishing no festival em 2024 sob a liderança da Ogilvy New York.
“Acredito que a pluralidade de repertórios é o que potencializa a criatividade e a inovação”, ela resume.
Influências
Sempre me inspirei em profissionais que conseguem traduzir a complexidade do mundo em ideias simples, poderosas e transformadoras. Também sou muito movida pelas trocas com times diversos e multidisciplinares, acredito que a pluralidade de repertórios é o que potencializa a criatividade e a inovação. Estar no júri de Cannes é, para mim, a chance de expandir ainda mais esse olhar, conhecendo também novos profissionais inspiradores da área.
Impacto
Além dos videocases, é fundamental ler toda a documentação fornecida para entender o contexto de cada uma e entender o impacto gerado no negócio. Além disso, quando você é convidada para ser jurada, eles dão acesso ao arquivo de Cannes dos anos anteriores, assim tenho analisado o que já foi feito por essas marcas e seus concorrentes para conseguir ter um parâmetro bom e fazer a minha avaliação de forma justa.

Além disso, quando você é convidada para ser jurada, eles dão acesso ao arquivo de Cannes dos anos anteriores, assim tenho analisado o que já foi feito por essas marcas e seus concorrentes para conseguir ter um parâmetro bom e fazer a minha avaliação de forma justa.
Oportunidade
Receber o convite para representar a Coca-Cola no júri do Cannes Lions 2025 foi uma honra imensa.
Fragmentação
Trouxe complexidade, mas também oportunidades. Hoje, falamos com audiências muito diversas, em plataformas diferentes, cada uma com sua linguagem. Isso exige uma visão integrada, mas também muita flexibilidade para adaptar a mensagem ao contexto. O desafio está em manter consistência de marca, mas com relevância local, cultural e de formato. As marcas que conseguem navegar bem por esse cenário são aquelas que têm clareza de propósito e agilidade criativa.
Leia a entrevista na íntegra na edição do propmark de 9 de junho de 2025