CEO da DPZ está entre os jurados de Creative B2B
Benjamin Yung é o representante brasileiro entre os profissionais que já trabalham no julgamento dos trabalhos de Creative B2B. O executivo destaca o alto nível das peças, o intercâmbio cultural com jurados de todo o mundo e o desafio de definir o que realmente configura uma comunicação B2B de excelência.
“Conversei com os jurados brasileiros que participaram em edições anteriores para entender melhor os critérios e o que costuma se destacar. Essa preparação me ajudou a afinar o olhar e identificar o que de fato representa excelência criativa em B2B”, disse o CEO da DPZ.
Julgamentos
Todos os anos gosto de estudar com calma os trabalhos que conquistaram Leões, mas é a primeira vez que tenho a oportunidade de analisar todas as peças inscritas em uma categoria específica. É um grande aprendizado. Como era de se esperar, o nível dos trabalhos é bem alto, já que cada agência ao redor do mundo inscreve o melhor que fez no ano, mas só passam para a shortlist cerca de dez, 15% dos trabalhos, então só o que realmente se destaca é o que tem chance de ser premiado. Além disso, a troca com jurados do mundo inteiro, com diferentes culturas, vivências e pontos de vista, tem sido uma das partes mais ricas da experiência.
Afinar o olhar
Estudei bastante a categoria, que é relativamente nova no festival, tem apenas três anos. Também conversei com os jurados brasileiros que participaram em edições anteriores para entender melhor os critérios e o que costuma se destacar. Essa preparação me ajudou a afinar o olhar e identificar o que de fato representa excelência criativa em B2B.
Pontos de atenção
Um dos principais pontos de atenção nas discussões entre jurados tem sido garantir que estamos premiando trabalhos que são, de fato, B2B. Segundo o regulamento: “O Creative B2B Lions celebra produtos, serviços, soluções ou experiências voltados para empresas, cujo público-alvo principal são tomadores de decisão que compram em nome de outras empresas”. Muitas conversas têm girado em torno de distinguir o que é realmente B2B e o que, na verdade, é um B2C.

Também chamou a atenção o volume de inscrições na subcategoria Corporate Purpose & Social Responsibility. Por um lado, isso mostra como as marcas têm buscado propósito. Por outro, revela que muitas usam temas de responsabilidade social como forma de gerar impacto inclusive em comunicações B2B. Estamos debatendo bastante sobre a pertinência desses temas para cada marca, e o quanto essas ações realmente contribuem para o negócio e geram impactos positivos de longo prazo.
Leia a entrevista na íntegra na edição do propmark de 9 de junho de 2025