Empresa desenvolve diferentes estratégias de comunicação para cada linha com ações que exaltam atributos dos produtos e força da marca
A Casio está no Brasil há mais de 40 anos e neste ano comemora os 50 anos do negócio de relógios globalmente. Com origem japonesa, a companhia é impactada ainda hoje pela influência do país. “O Japão é sinônimo de excelência e qualidade, o que automaticamente é representado pelos nossos produtos. Muitos dos nossos revendedores utilizam o fato da Casio ser uma marca japonesa como argumento de venda”, diz Keisuke Senna, gerente-geral da divisão de relógios da Casio.
A marca revolucionou a indústria de relógios, sendo a primeira a incorporar ao acessório funções como calendário e calculadora, que hoje tornaram-se básicas a qualquer relógio. “Um grande momento foi o lançamento do relógio-calculadora, nos anos 1980, que se tornou febre por conta do filme ‘De Volta para o Futuro’, em que o personagem principal, Marty McFly, utilizava o modelo”, recorda o executivo.
Em 2019, o mercado presenciou um pico de smartwatches com muitas marcas lançando as próprias versões. A Casio fez parte do movimento e lançou produtos da coleção G-Squad, da linha G-Shock, que carregam como principal característica a resistência absoluta - que em 2017 entrou para o livro dos recordes como “o relógio que suporta o maior impacto do mundo” -, além de possuírem baterias recarregáveis de longa duração.
“Temos em nosso portfólio relógios inteligentes, mas carregamos em nossa essência a tradição dos produtos, que é atemporal. A Casio explora a força da marca para estar presente no pulso dos consumidores e fazer frente a qualquer outro produto”, explica Senna.
A G-Shock é considerada um ícone do streetwear pelo design atemporal, ganhando diversas versões e edições colaborativas, como a do jogo League of Legends, da série ‘Stranger things’ e da personagem Hello Kitty, entre outros.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 22 de julho de 2024