No período, o faturamento foi de R$ 13,6 bilhões contra R$ 12,2 bi de 2021
O Cenp divulgou nesta quarta-feira (7) os números do mercado nos três primeiros trimestres de 2022, que apontam crescimento de 11,85% até setembro. Nesse período o faturamento do setor foi de R$ 13,6 bilhões – ante R$ 12,2 bilhões no mesmo período do ano passado.
Entre os destaques, estão a internet e a mídia out of home. A primeira, que no ano passado faturou R$ 3,6 milhões, passou para R$ 4,4 mi no período de 2022. Já o OOH, um dos setores mais afetados pela pandemia, passou de R$ 992 milhões para R$ 1,4 bilhões (veja mais no quadro abaixo).
A amostra da nova edição do Cenp-Meios conta com a participação de 316 agências, sendo 258 matrizes e 58 filiais.
“É um crescimento consistente e reitera a importância desse setor para o desenvolvimento e injeção de investimentos na economia. Expectativa é seguir em alta, já que este último trimestre do ano deve concentrar um ânimo extra do setor de publicidade com eventos como Copa e Natal, que exigem comunicação e conexão com consumidores”, explica Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
Além da divulgação dos números do setor, o Cenp também reuniu o mercado para mostrar os avanços que a entidade teve desde a chegada de Luiz Lara à presidência no início de 2022 do seu conselho este ano e da presidente executiva Regina Augusto.
Flexibilidade, compreensão dos elos digitais, compartilhamento de ideias, sustentabilidade, transparência, visão híbrida e as novas formas de gestão de mídia fazem parte do ecossistema que o Cenp está orquestrando.
Nessa nova fase, que deixa de ser fiscalizadora e punitiva para se concentrar na harmonização do negócio da propaganda, o IAB retornou aos quadros da entidade que está em conversas avançadas com a ABA voltar em 2023 – ambas deixaram os quadros da ABA por divergências com seu antigo modelo.
Marcaram presença no evento do Cenp as principais lideranças da publicidade brasileira como Daniel Queiroz (presidente da Fenapro), Cris Camargo e Melissa Vogel (IAB), Sandra Martinelli e Frank Plaufmer (ABA) e, por exemplo, Cristiano Lobato (Abert- Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão).
O estudo do Cenp-Meios integra o novo Comitê Técnico de Métricas e Indicadores (CTMI), que se dedica também a desenvolver e discutir outros projetos de métricas para o mercado. Essa alteração faz parte de uma nova direção do Cenp, que contempla desde uma mudança na governança, um novo estatuto e novos núcleos de trabalho.