Com uso de inteligência artificial, filme revela impacto invisível de 167,5 mil pacientes aguardando o procedimento pelo SUS

A Central da Visão aproveita o mês da campanha ‘Abril Marrom’ para lançar ‘A fila que ninguém vê’, iniciativa criada pela Dark Kitchen Creatives com produção da Not So Impossible, que busca dar visibilidade ao número expressivo de brasileiros à espera da cirurgia de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, segundo a instituição, 167,5 mil pessoas aguardam o procedimento — considerado simples e com duração média de dez minutos.

No centro da campanha está um filme construído com o uso de inteligência artificial, que simula o impacto físico de uma fila com todos esses pacientes organizados em sequência. O resultado é um enfileiramento simbólico que se estenderia por aproximadamente 84 quilômetros, ligando São Paulo a Campinas — duas das maiores cidades do estado.

“Essa campanha é um chamado para quem enxerga, sobretudo parentes e amigos de quem sofre com a catarata. A partir de um apelo visual único e impossível de passar despercebido, temos como principal objetivo conscientizar os brasileiros sobre uma questão gritante de saúde e que parece invisível, além de reforçar que quanto mais gente souber que existe um caminho, mais vidas podem ser transformadas para melhor”, destaca Marta Luconi, CEO da Central da Visão.

A ação ainda conta com um site informativo, com conteúdos sobre a catarata, orientações para quem deseja receber atendimento ou indicar pacientes, além de depoimentos de pacientes da Central da Visão.

“Sabíamos que um tema como esse precisava de uma execução emocional, forte e simbólica. Usar IA foi uma escolha criativa, mas também estratégica: afinal, só com ela seria possível representar o absurdo real dessa fila, com 167 mil pessoas, que é invisível aos nossos olhos na prática, mas pesada para todo o sistema – e principalmente para quem está esperando. Uma forma especial que tocasse as pessoas e trouxesse esse debate à tona”, comenta Guilherme Jahara, sócio-fundador e co-CCO da Dark Kitchen Creatives.