Zap Racing, ação interativa criada pela Commonwealth//WMcCann, funciona por meio de chatbot na plataforma
Dirigir e digitar no telefone celular são duas coisas que, de fato, não combinam. E com o intuito de dar ainda mais luz ao tema da segurança no trânsito, a Chevrolet criou uma ação que ajuda a educar os condutores de maneira divertida.
Intitulada Zap Racing, a iniciativa traz um game criado de forma inédita dentro do WhatsApp, que simula uma corrida de carros. Para jogar, o público usa emojis para desviar de obstáculos como buracos, pedestres e veículos, até chegar à segunda e última fase.
O game é acessado graças a um chatbot no WhatsApp, desenvolvido para a ação. Ao receber a mensagem de contato, o usuário manda um “olá” e, em seguida, recebe as primeiras instruções para já começar a jogar. Ao passo que a conversa acontece, o jogo vai se desenvolvendo em uma grade de 9 colunas por 12 linhas, que são preenchidas com obstáculos.
O carrinho pode ser trocado de coluna a partir do envio de comandos pelo chat; a seguir, o servidor responde com um feedback visual da posição atualizada. Quando consegue desviar de todos os obstáculos, o jogador avança uma fase. No último nível, ele sempre vai colidir e perder o jogo. Neste momento, uma mensagem de conscientização é exibida e o jogo se encerra.
A criação, planejamento e desenvolvimento tecnológico do game é da Commonwealth//WMcCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, em parceria com a empresa de tecnologia criativa Code and Soul e a empresa de telecomunicações Infobip.
Ficha técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet
Produto: Zap Racing
Nome da campanha: Chevrolet Zap Racing
Time do Cliente: Hermann Mahnke, Federico Wassermann, Paula Saiani e Stefano Garcia
Executive Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff
Direção de criação: Eric Sulzer e Fernando Penteado
Criação: Felipe Racca e Leo Razera
COO & CSO: Renata Bokel
Diretor de Planejamento: Eduardo Cabral
Planejamento: Tatiana Weiss, Pedro Hypolito, Giovanna Martinez
Diretora de conteúdo: Patrícia Colombo
Conteúdo: Cirilo Dias, Monikhe Menezes, Larissa Araújo, Wenderson França, Kimberly Dailher e Jennifer Marinho
Diretor de negócios: Danilo Ken
Atendimento: Joana Campanelli, Stephanie Gasparini, Rebeca Rocha, Raquel Araújo e Juliana Silva
VP de Mídia: Fábio Urbanas
BI: Deny Watanabe, Felipe Borges, Thiago Tiuzzi, Fábio Oliveira, Camila Oliveira, Paulo Pancheri
Diretora de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Monica Andrade e Mariana Resende
Diretor de Tecnologia: Marcelo Soares
Gerente de Inovação: José Grossi
Coordenadora de Tecnologia: Danubia Fujita
Desenvolvimento: Code And Soul
Plataforma de Comunicações OmniChannel: Infobip
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
Agência Isobar – Dentsu Company
CEO: Tiago Vargas
CSO: Aloísio Pinto
Planejamento: Felipe Volpintesta, Caio Delgado
Tecnologia e inovação: Eric Scapim, Lucas Conchetto
Negócios: Fernanda Marin, Ana Paula Thurler, João Godoy, Rafaela Ferreira
Projetos: Moyra Esteves
Mídia: Flávio Leite, Adriana Druck, Douglas Souza, Amandha Cardoso, Caio Miranda
BI: Vitor Moura e Gabriela Paiva
Aprovação cliente: Hermann Mahnke, Bruno Campos, Francisco Batajelo, Andrea Pereira
Agência MRM
Diretor de negócios: Renato Girard
Account: Paula Sotto Maior e Davi Raposo
VP de tecnologia MRM Detroit: Steve Banner
TI: Renato Peixoto, Mariana Felipe, Nohemi Ramirez e Jeff Hailer