O mercado de exibição fechou o primeiro semestre 8% acima de 2024; no Kinoplex, crescimento foi de quase cinco milhões de espectadores
Em tempos de cinema nacional premiado no Oscar – depois do furor de ‘Ainda estou aqui’, que rendeu o Oscar inédito de melhor filme internacional para o Brasil neste ano, em longa dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, que ganhou o prêmio de melhor atriz no prestigiado Globo de Ouro –, agora a aposta vem de ‘O agente secreto’, filme de Kleber Mendonça Filho premiado em Cannes, com ninguém menos do que Wagner Moura no papel principal. O filme foi escolhido na última semana pela Academia Brasileira de Cinema para buscar uma vaga na disputa pelo Oscar do ano que vem. É só notícia boa mesmo para o cinema no país.
O mercado de exibição fechou o primeiro semestre 8% acima de 2024. O desempenho foi impulsionado pela ampla repercussão do premiado ‘Ainda estou aqui’ e, sobretudo, pelas fortes bilheterias de títulos voltados ao público família também, até antes do período de férias, como ‘Lilo & Stitch’, ‘Como treinar o seu dragão’ e ‘Minecraft’.
No Kinoplex, o crescimento nos primeiros seis meses do ano foi de quase cinco milhões de espectadores em relação ao mesmo período de 2024 e a rede começou setembro com “números inimagináveis”, alcançando nos nove primeiros dias do mês 234% do público do ano passado, subindo de 1,7 milhão para 4,1 milhões de espectadores nas 3.458 salas do país.
“É bom os anunciantes ficarem atentos, porque esse crescimento já é uma pílula do que teremos no último trimestre, não vai dar para ficar de fora das telonas”, aposta Patrícia Cotta, head de marketing do Kinoplex.
Os principais exibidores e a Flix Media, que vende publicidade para praticamente todas as redes do país, estão otimistas com a chegada do último trimestre do ano, em razão das grandes estreias de fim de ano (historicamente mais aquecido) e também devido aos resultados positivos do primeiro semestre de 2025.

“Estamos bastante otimistas. O primeiro semestre apresentou resultados positivos e a tendência é de continuidade no segundo. Do ponto de vista de publicidade, sabemos que o último trimestre, normalmente, é o mais forte do ano, seja pela sazonalidade de datas de varejo como Black Friday e Natal, seja pelo grande line-up que temos nesse período”, diz Adriana Cacace, diretora-geral da Flix Media Brasil e Latam.
A Flix Media é a única do mercado brasileiro com exclusividade para negociar mídia cinema nas redes Cinemark, Kinoplex, Cinesystem, Centerplex, GNC Cinemas, Cinépolis, UCI Cinemas, Moviecom, Reserva Cultural, Cinematográfica Araújo, Cineart, PlayArte e Cineflix.
A safra de novos filmes inclui gêneros para todos os gostos. Mônica Portella, diretora de marketing da UCI Cinemas, lembra também o “ótimo” resultado da Semana do Cinema, “quando o público relembrou como é bom ir ao cinema e voltou a frequentar mais”.
“Estamos com boa expectativa para o último trimestre. Teremos filmes fortes para todos os gostos. Entre os nacionais, estão ‘Perrengue fashion’, com Ingrid Guimarães e Rafa Chalub, ‘O agente secreto’, que está indo muito bem em festivais, ‘Descontrole’, com Carolina Dieckmann, e “Minha amiga’, com Ingrid Guimarães e Mônica Martelli. Para o público infantil, teremos ‘Zootopia’, ‘A casa mágica da Gabby’, ‘D.P.A. 4’, ‘Dora e o mundo mágico das sereias’ e ‘Patrulha Canina’. No gênero terror, os destaques são ‘O telefone preto 2’, ‘Five nights at Freddy’s e ‘A longa marcha’, de Stephen King. E, entre os grandes blockbusters, chegam ‘Wicked 2’ e ‘Avatar 3’”, lembra a executiva da UCI Cinemas.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 22 de setembro de 2025